Black Friday tem origem na venda de escravos, aponta lenda

By | 25/11/2015

Boato – A Black Friday nasceu da venda de escravos negros nos Estados Unidos depois do Dia de Ação de Graças. 

A tradicional Black Friday (sexta-feira negra) acontece sempre na sexta-feira seguinte ao Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças). O feriado de Ação de Graças é tradicionalmente comemorado nos Estados Unidos e no Canadá, sendo um dia de agradecimento a Deus pelos bons momentos durante o ano. Apesar disso, a Black Friday tomou outras proporções e hoje é realizada em todo o mundo.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Boato diz que Black Friday nasceu da venda de escravos

Boato diz que Black Friday nasceu da venda de escravos

O objetivo da Black Friday é a venda de produtos com descontos. Nesse período, as lojas costumam lucrar bastante. Mas você sabe quando a data surgiu ou qual é a explicação para o nome Black Friday? Neste ano, algumas postagens antes da tradicional data tentavam explicar os primórdios do nascimento da Black Friday. Uma dessas postagens afirmava que a data foi criada, porque os escravos, nesse dia, eram vendidos a preços promocionais. Confira:

E você achando mesmo que o nome sexta feira negra era só uma jogada de marketing. “Black” friday era o nome dado ao dia seguido após o dia de açoes de graças a venda de escravos com preços promocionais nos EUA. Repense seu consumismo!

Mas será que esse é motivo real para o nome Black Friday? A resposta é não. O termo Black Friday foi usado pela primeira vez em 1869. Nesse ano, os americanos Jay Gould e James Fisk tentaram tomar o mercado de ouro na Bolsa de Valores de Nova York. Um detalhe, isso aconteceu seis anos após a escravatura ter sido abolida nos Estados Unidos.

Outras pessoas acreditam que o nome surgiu, porque o trânsito se tornava um caos após o Dia de Ação de Graças. Há quem diga também, que a origem do termo remete aos trabalhadores que não apareciam para trabalhar depois do feriado ou porque, nessa época, os trabalhadores tinham que se dedicar muito para dar conta da alta demanda das lojas.

A origem não totalmente conhecida abre muitas brechas. Porém, nenhuma diz respeito à vende de escravos por preço promocional. Até a próxima e boas compras na próxima Black Friday.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *