Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Michelle Bachelet deixou presidência do Chile com patrimônio de uma moto e um apartamento #boato

Michelle Bachelet deixou presidência do Chile com patrimônio de uma moto e um apartamento #boato

Boato – Ao deixar a presidência do Chile, Michelle Bachelet é aplaudida por cidadãos por não tolerar a corrupção em seu governo. Ela saiu com patrimônio de apenas uma moto e um apartamento e não deixou a Odebrecht agir no país.

No Chile, a ex-presidente Michelle Bachelet encerrou o seu segundo mandato como presidente no início de março de 2018. Primeira mulher a assumir a presidência do Chile, ela ficou conhecida por promover reformas para apagar elementos da ditadura de Pinochet e também para aumentar a proteção social dos cidadãos chilenos. Suas duas administrações foram classificadas como satisfatórias em pesquisas.

E, de acordo com uma publicação, Bachelet saiu com tanta aprovação que foi aplaudida pelos cidadãos. O motivo? Seu governo não teria tolerado a corrupção, não teria executado obras da Odebrecht e ela teria deixado a presidência apenas com um apartamento de um quarto e uma motocicleta. Confira:

O povo chileno se despediu de sua presidente, Michele Bachellet, depois de terminar seus 2 mandatos. Melhorou a educação, o sistema de saúde, criou empregos e não tolerou a corrupção. Nenhuma obra da Odebrecht. Ela saiu com um apartamento de um quarto e uma motocicleta. Ao sair de seu escritório para se despedir, veja só!!!

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Façam esse vídeo viralizar no Brasil, para ver se nossos governantes tomam vergonha na cara e vejam que sem roubalheira podem melhorar T U D O!!! Poderia ter acontecido no Brasil, mas políticos desonestos, judiciário corrupto e povo adestrado pela globo não deixaram!

Michelle Bachelet deixou presidência do Chile com patrimônio de uma moto e um apartamento?

Notícias como essa, que costumam fazer um parâmetro com a situação do nosso país, não são novidade. E, geralmente, mostram um país maravilhoso repleto de coisas boas e que seria bem diferente do Brasil. Acontece que essa história envolvendo a ex-presidente Michelle Bachelet e seu patrimônio não é bem assim. Quer mais detalhes? Então, continua lendo.

De fato, o vídeo usado na história é real e mostra a despedida de Michelle Bachelet da presidência do Chile no dia 11 de março de 2018. A cerimônia de despedida teria sido emocionante – maior e mais simbólica do que em 2010.

Entretanto, essa história de que ela saiu da presidência apenas com um apartamento e uma motocicleta é pura balela. Vigente desde 2016, a “Ley de Probidad” (semelhante à nossa lei de responsabilidade fiscal) obriga que os funcionários públicos declarem todo o seu patrimônio.

E, de acordo com a declaração de bens de Michelle Bachelet de 2017, a ex-presidente tem bem mais do que um apartamento e uma motocicleta. Segundo o site da Controladoria Geral da República, Bachelet teria declarado quase 300 milhões de pesos chilenos em bens. (R$ 1,7 milhão) Entre eles, cinco propriedades.

Além disso, a história de que o Chile estaria “livre” da Odebrecht também não parece verdadeira. O caso chegou ao país chileno e à sede da Odebrecht em Santiago também está sendo investigada (até o momento, não houve condenações, como no Brasil e no Peru, apenas investigações).

Em resumo: a história que afirma que Michelle Bachelet deixou a presidência do Chile com apenas um apartamento e uma motocicleta é mentira. Assim como a história de que o país está livre do caso Odebrecht. Ou seja, no meio de um vídeo real, temos muitos boatos.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.