Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Alemanha fez manifestação com paralisação de veículos em todo país #boato

Alemanha fez manifestação com paralisação de veículos em todo país #boato

Boato – Campanha que convoca protesto contra aumento abusivo dos combustíveis pede para fazermos o que a Alemanha faz: pare onde estiver e saia de dentro de seu veículo. Alemães fizeram manifestação com paralisação de carros quando gasolina subiu. 

É inegável que a manifestação dos caminhoneiros está alcançando níveis não previstos. Além de a greve (que começou no dia 21 de maio de 2018 e dura três dias) estar rendendo frutos em termos de negociação da classe com o governo, consequências já podem ser vistas.

Além dos desdobramentos na “vida real” (como a paralisação do Sedex, o desabastecimento de hortifrutigranjeiros e o aumento da gasolina em algumas cidades), a internet está começando a conviver com uma onda de boatos (novos e velhos) sobre o assunto. A última história que voltou a circular cita a Alemanha.

Uma convocação para uma manifestação de paralisações de veículos para o dia 24/05 cita que a Alemanha fez exatamente isso. Os motoristas pararam os carros e saíram a pé contra o aumento dos combustíveis. Leia a mensagem que circula online:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

#URGENTE. MANIFESTAÇÃO COM PARALISAÇÃO DE VEÍCULOS EM TODO PAÍS ! DIA 24/05 quinta-feira ás 15:00 #PARE onde estiver e saía de dentro de seu veículo, vamos fazer como a Alemanha faz e mostrar para essa cambada de políticos que não seremos palhaços engolindo esses aumentos abusivos de combustíveis, vamos se juntar aos caminhoneiros nessa causa e parar o país por um instante antes que tenhamos que parar de vez, repassem a todos os seus amigos! QUINTA 24/05 ás 15:00. QUEM É A FAVOR DEIXA UM #UP E #COMPARTILHE

Alemanha fez manifestação com paralisação de veículos em todo país?

A tal mensagem está se espalhando muito na internet. Só há um detalhe em tudo isso: ao contrário do que é dito no chamamento para a “paralisação de motoristas contra o aumento da gasolina”, nunca houve um protesto do tipo na Alemanha. Vamos aos fatos.

Essa história de protesto contra aumento da gasolina na Alemanha é velha e já foi desmentida no Boatos.org (mais exatamente em novembro de 2017). Como a explicação continua a mesma (tanto para a história como para as fotos), dá uma lida no que a gente escreveu no ano passado:

O texto segue aquele enredo clássico de boatos na internet. Ao procurar sobre o assunto, não encontramos nada. Como assim um milhão de carros na rua e nenhuma notícia na mídia? Já dá para desconfiar.

As suspeitas de que é um boato se concretizam quando buscamos pela origem da imagem. Se você der um zoom nela, vai ver um monte de gente de olhos puxados. Será um protesto só de imigrantes asiáticos na Alemanha? Nada disso.

A foto tem muitos asiáticos pelo simples motivo de ter sido tirada na Ásia. Mais do que isso, não tem nada a ver com protesto contra gasolina. De acordo com esta matéria do tabloide britânico The Telegraph, a imagem é de um engarrafamento em Shenzhen (China) no ano de 2012. O texto em inglês começa assim: “Quando 1,3 bilhão de pessoas saem todas para um feriado, um pequeno caos é esperado”.

Resumindo: você até tentar “inovar” e realizar um protesto (pouco provável) abandonando veículos nas ruas. Mas saiba que, pelo menos na Alemanha, as pessoas não costumam fazer isso. A foto que circula online é da China, não é manifestação e não há registro de protestos com abandono de carros na Alemanha.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.