Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Tsunami vai atingir Balneário Camboriú em Santa Catarina #boato

Tsunami vai atingir Balneário Camboriú em Santa Catarina #boato

Boato – Vidente prevê onda gigante no litoral catarinense. Fenômeno vai atingir uma das cidades mais visitadas do sul do país.

Talvez seja intrínseco do ser humano temer e acreditar naquilo que não compreende e por isso histórias envolvendo o sobrenatural fazem tanto sucesso. Muito antes da internet, relatos de conteúdo não material já se espalhavam, de boca em boca mesmo. Agora, com as redes sociais mensagens desse tipo só se propagam mais rápido.

Tanto que já virou notícia a previsão de Valter do Arauto, o homem que anunciou – o Balneário Camboriú será atingido por um tsunami. Isso mesmo, no dia 09 de setembro de 2015, em seu grupo no Facebook, Valter do Arauto compartilhou a previsão. Confira:

‘O VAGALHÃO DE CAMBORIÚSão coisas do futuro. Querida Camboriú. Serão fortes as imagens. Após um grande vagalhão. Postado em… Quarta 09/09/2015. Horas 16h16. Por Valter Arauto’

Vídeo explica quais são as chances de um tsunami ocorrer no Brasil. Confira!

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Conforme entrevista dada ao veículo Diarinho Online, Valter não sabe a data exata da suposta onda gigante que atingirá Santa Catarina. Segundo o vidente, ‘suas previsões não costumam demorar mais de um ano’. Isso quer dizer que nos próximos 12 meses melhor passar longe de Camboriú, certo? Errado.

Apesar de ser comum que a praia registre mar com ressaca (com ondas altas) a chance de ocorrer um tsunami em Camboriú é mínima. Ondas gigantes resultam de atividades sísmicas (vulcões, terremotos, maremotos) que por sua vez decorrem do movimento das placas tectônicas.

No Brasil, estamos longe das bordas das placas, locais com muita atividade sísmica por conta da movimentação. E mais, a placa que está sob o país – a Sul-Americana – se movimenta na direção contrária da placa Africana, logo elas não formam tsunamis.

Apesar de o vidente também clamar para si previsões como a saída de Neymar da Copa de 2014, a renúncia de Bento XVI, o nome do papa que o substituiria e até o trágico incêndio da boate Kiss, as provas de suas premonições são muito rasas.

No grupo de Valter Arauto procuramos a postagem que ele anuncia ter previsto o incêndio da boate em 26/01/2013, antes do acontecimento e não encontramos nada nessa data. Apenas no dia 27/01/2013, quando a tragédia já havia ocorrido. O vidente também anunciou que o grande incêndio seria em São Paulo, não no Rio Grande do Sul.

Sobre a renúncia de Bento XVI, a previsão dava a entender que o papa estaria enfermo e morreria. Convenhamos que pessoas em idade avançada podem ficar doentes a qualquer momento, não é preciso dom sobrenatural para isso. E Bento já vinha demonstrando cansaço e afastamento da Igreja nos tempos que antecederam sua renúncia.

E só para que se conste, Valter previu que o papa eleito no lugar de Bento XVI seria Angelo Scola (o mais cotado), mas errou no ponto. Foi escolhido um latino-americano que ninguém dava bola – Jorge Mario Bergoglio.

Ao que tudo indica o vidente trabalha mais com probabilidades e análises da realidade à nossa volta. Mas, para quem acredita lá estão suas premonições atualizadas constantemente no Facebook.

Apenas reforçamos, nunca houve registros de ondas gigantes no Brasil, assim, um tsunami no Balneário Camboriú é improvável.