Informação de que Kit Kat é feito de óleo de palma é desatualizada

By | 21/09/2013
Greenpeace fez campanha contra a Nestlé em 2010

Greenpeace fez campanha contra a Nestlé em 2010

Boato – A empresa Nestlé utiliza óleo de palma de florestas da Indonésia na fabricação do chocolate Kit Kat. O uso estaria ameaçando espécies de orangotangos da região.

A história que será apresentada hoje no Boatos.org já foi real, mas é desatualizada. Isso acontece muito na web, visto que conteúdos lançados há anos podem ter perdido a validade.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

Lançada em 2010, uma campanha do Greenpeace acusava a empresa Nestlé de utilizar óleo de palma de florestas da Indonésia como matéria-prima para o chocolate Kit Kat. Junto à campanha de que o Kit Kat é feito de óleo de palma, foi lançado um vídeo no qual um funcionário de uma empresa abre uma embalagem do chocolate e come um dedo de orangotango. Nas redes sociais, o seguinte texto foi descrito:

BOMBA! SAIBA DO QUE É FEITO KIT KAT , VOCÊ NUNCA MAIS VAI QUERER COMER!

Gosta de Kit Kat? Não assista o video a seguir. A iniciativa veio Greenpeace com mais uma de suas campanhas polêmicas contra alguma marca. A marca da vez é a Kit Kat, da Nestlé, que utiliza oléo de palma como matéria prima para o chocolate. O problema é para cultivar o óleo de palma as florestas da Indonésia estão sumindo, ameaçando todas as espécies da fauna e causando a extinção dos orangotangos do local. Utilizando o famoso conceito “Have a Break?” daKit Kat, o Greenpeace lançou um vídeo pra lá de bizarro, pedindo para que o mundo se informe sobre toda a situação e que a própria marca ‘dê um tempo’ para as florestas e lançaram um site sobre o assunto

A campanha fez muito sucesso na época e, em 2013, ela voltou com força para as redes sociais. A motivação foi, provavelmente o lançamento do sistema operacional Android Kit Kat. No vídeo, continua a campanha de que comer o chocolate ajuda a “matar os orangotangos”.

Apesar de realmente a Nestlé ter utilizado a matéria-prima, a empresa anunciou que parou de produzir os chocolates com qualquer produto que promova o desmatamento em 2010. O próprio Greenpeace acabou comemorando a decisão da empresa na página oficial da campanha. O compromisso da empresa com as florestas foi firmado em documento oficial em 2012.

Ou seja, o vídeo que circula por redes sociais fala de um fato que está desatualizado. Para terminar, o chamado óleo de palma citado na denúncia nada mais é do que o azeite de dendê. O alimento é muito utilizado na culinária nordestina no Brasil.

Esse texto foi uma sugestão do leitor Leonardo Rodrigues. Se você quiser sugerir artigos para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pela nossa página do Facebook. 

13 thoughts on “Informação de que Kit Kat é feito de óleo de palma é desatualizada

  1. TheKiller

    Só tem gente super educada aqui… “sua anta”… “seu mula”…

    Não é de espantar, que o brasil produza tanta gente ignorante… é fruto dessa cultura arrogante e prepotente…

    Reply
  2. Leonardo

    Esses ambientalista são na verdade umbando de filho de papai que sempre teve uma familia que trabalhou para que os mesmo pudessem estudar e sair pelo mundo. Nunca olharam para o próprio rastro, pois se são ambientalista de verdade deveriam viver no mato como índio na sua essência, daí teriam direito a falar alguma coisa, pois ao menos teriam que correr atrás do próprio alimento. NUNCA VI NENHUM ESCRITORIO DE QUALQUER ONG OU ALGO DO GENERO SEM ARCONDICIONADO, AGUA GELADA, OS MEIOS DE TRANSPORTES DELES NORMALMENTE SAO BONS CARROS ” NUNCA VI BICILETAS” NUNCA VI NINGUÉM SUBIR PELAS ESCADAS MAS COSNTANTEMENTES PELOS ELEVADORES, E ASSIM VAI.
    Então vão trabalhar e conseguir sua alimentação temperada com seu suor, canalhas, bandidos, aqui não!!!!!!!!!!!!!!!

    Reply
    1. Alberto

      Que comentário infeliz. Só pode ter sido uma anta que escreveu isso.
      Tire internet da sua casa e passe suas horas vagas dormindo, porque você só escrever besteira.

      Reply
    2. pessoa do bem

      Como você é de mal com a vida e com quem luta por um mundo menos egoista. Vai se tratar e ver as coisas por outro ângulo…

      Reply
    3. kyara

      cara que escorto você, ser ambientalista não quer dizer que você tem que ser pobre ou algo do gênero, eles(diferente de você) lutam por uma boa causa se querem fazer a diferença eles vão la e fazem, buscam maneiras de diminuir impactos ambientais, são pessoas com educação diferente de você que veio aqui comentar besteira.

      Reply
  3. Pompom Skywalker

    Olá povo de sucupira. Só pra dizer, Kit Kat não está só: NUTELLA também utiliza óleo de palma, é só ler os ingredientes.

    Reply
  4. Jean Outeiral

    NÃO É BOATO E SIM É VERDADE.
    ESTE ASSUNTO ESTÁ ATUALIZADO…….http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Mico-na-reuniao-da-Nestle/
    A EMPRESA NESTLÉ CONTINUA COMPRANDO E INCENTIVANDO O DESMATAMENTO……. (….Como resposta à nossa campanha, a Nestlé cancelou todos os seus contratos diretos com a Sinar Mas, a maior produtora de óleo de dendê da Indonésia, por causa do seu vasto histórico de abuso ambiental. No entanto, essa decisão não significou ‘um tempo’ para as florestas da Indonésia, pois a Nestlé continua comprando óleo de dendê indiretamente da Sinar Mas através de fornecedores como a Cargill. Além disso, a multinacional suíça de alimentos também usa, em algumas embalagens de produtos Nestlé, papel fornecido pela Asia Pulp & Paper – o braço da Sinar Mas no setor de papel e celulose.

    O pior é que a Sinar Mas continua destruindo as florestas de turfa da Indonésia e áreas de Alto Valor para a Conservação (HCV, na sigla em inglês), apesar de ter assumido um compromisso de parar o desmatamento, em fevereiro.

    “A cada dia que a Nestlé deixa de tomar atitudes concretas para tirar o desmatamento – e a Sinar Mas – da sua cadeia produtiva, mais ela empurra os orangotangos para a beira da extinção”, disse Venditti.

    Reply
    1. Lara

      Amigo, o link que você postou é de abril de 2010…

      Reply
    2. gustavo

      vc olhou de quando é esta notícia?????????????????

      Reply
    3. Judas Be my Guide

      Zé roela, leia que a data é de 2010

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *