Hoax: foto de Pão de Açúcar mostra abismo no mar do Rio de Janeiro

By | 23/02/2014
Foto seria imagem nova do Pão de Açúcar com abismo próximo

Foto seria imagem nova do Pão de Açúcar com abismo próximo

Boato – Imagem obtida pela Universidade de São José dos Campos mostra um Pão de Açúcar inédito. Foto mostra abismo no mar próximo ao morro.

Uma foto que está circulando em redes sociais tem deixado alguns internautas com um ponto de interrogação na cabeça. Publicada no meio do mês de fevereiro de 2014, a imagem mostra, como ela mesmo se autodenomina, “Pão de Açúcar inédito”.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

A foto, que teria sido tirada a uma longa distância, mostra que há um abismo nos arredores do morro. Além disso, mostra uma água do mar quase transparente. Com certeza, uma bela foto. Junto à imagem está o seguinte texto:

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

UM PÃO DE AÇÚCAR INÉDITO!!!

Imagem obtida Pelo Pessoal Indústria de Petróleo e Gás, publicada Pela Universidade de São José do Campos

A morfogênese da baía de Guanabara é bastante intrigante . A profundidade na praia Vermelha chega a – 300 metros (fachada oceânica).

Obrigado, DEUS!!!

É inegável que a imagem realmente é muito bonita. E a dúvida que algumas pessoas tiveram é se ela é verdadeira. A resposta é categórica: não. Primeiramente, as informações que estão no texto são completamente desconexas.

Não existe Universidade de São José dos Campos. Logo não existe Pessoal Indústria de Petróleo e Gás desta universidade. Porém, este é um engano do autor da imagem. Em vez de “USJC”, na realidade a imagem ilustra o cabeçalho de um blog da Unip da cidade paulista. E claro, não há nenhuma citação no blog de que esta imagem é uma foto “tirada” por alunos.

Além disso, o texto contradiz totalmente a imagem. De acordo com dados coletados na web, o Pão de Açúcar (um dos principais destinos turísticos do Rio de Janeiro) tem 396 metros de altura. A imagem mostra um abismo muito maior do que a altura do morro no mar do Rio de Janeiro. Ou seja, é impossível que a foto seja verdadeira se a profundidade for 300 metros.

Por fim, a lógica. A “foto” mostra um ângulo como se o Pão de Açúcar estivesse em um aquário. Nem a mais moderna câmera fotográfica do mundo conseguiria tirar uma foto neste ângulo. Se tirada de fora da água, seria impossível ver o fundo do mar. Se fosse tirada abaixo d’água, seria impossível uma imagem tão nítida do morro.

Com esses indícios, podemos afirmar que a imagem não é verdadeira. Ou seja, é mais uma fotomontagem que circula na internet.

13 thoughts on “Hoax: foto de Pão de Açúcar mostra abismo no mar do Rio de Janeiro

  1. Adriana

    Sinceramente não acredito muito nesse tipo de informação. É muita loucura!

    Reply
  2. Rodrigo

    … isso é coisa de fanático! Ou para CHAMAR ATENÇÃO mesmo.
    Se houvesse tal profundidade, tal morro AFUNDARIA.
    Há uma imagem do tipo sobre a ILHA DE PÁSCOA: onde tais CABEÇAS TERIAM CORPOS ESCULPIDOS ABAIXO DA TERRA.
    Isso de PROFUNDIDADE até me fascina. Alias descobri o blog ao buscar por PROFUNDIDADE DA BAÍA DE GUANABARA _ só de ver fotos da POLUIÇÃO fico mal.
    A PRAIA VERMELHA é um ambiente fabuloso. Ia quando menor.
    Aqui em PORTO ALEGRE (onde resido) há projetos para despoluição.
    Hora de melhorar nossos ACIDENTES GEOGRÁFICOS… Que no caso são ACIDENTES DESUMANOS mesmo!

    Reply
  3. gabriel

    Mesmo a baía sendo rasa as pessoas se afogam facilmente , é raso em comparação com o mar aberto, mas fundo para um ser humano ainda mais se não souber boiar e nadar

    Reply
  4. gabriel

    Óbvio que é falsa! A foto mostra uma profundidade de tamanho abissal ! Para além de 1.000 metros de profundidade , e profundidades abissais só existem em pontos bem longes em completo alto mar , a baía de Guanabara é tão rasa comparada com o mar comum que o máximo dela é 20 metros na barra onde é a entrada e saída da baía, existem pontos tao rasos que medem apenas 5 a. 8 metros , bem raso para profundidades comuns de mar aberto.

    Reply
  5. Carlos

    O que é mais assustador. Tem um gigante dormindo e o pão de açúcar é apenas a ponta da cabeça deste ser gigantesco e ele está com barba.

    Reply
  6. José

    Esse é um anúncio de Petrolifera Norueguesa no RJ.

    Reply
  7. Clotilde Santos

    Linda imagem na verdade,,,mas num mar a sério sempre existiram ondas….

    Reply
  8. Antonio Carregosa

    Além de todas as informações que consta no texto para mostrar que a ilustração é falsa, também pode ser observado que afundaram a Urca, Botafogo, Leme e Copa, pois o mar está no outro lado que inclusive é a entrada da Baía da Guanabara.

    Reply
    1. Fernando

      Não vivi no Rio mas também achei bem estranha estra proporção e clareza na foto

      Reply
      1. Guggo

        Muita falta do que fazer…. tudo e irreal, não condiz com o que se vê dessa ângulo, à sombra do obelisco do início o aterro, cadê o resto todo que existe imediatamente a direita do Morro da Urca?
        Falta do que fazer a minha de estar respondendo essa coisa.

        Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *