Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Hoax: aparelhos devem ser desligados por causa de raios, diz AES Sul

Hoax: aparelhos devem ser desligados por causa de raios, diz AES Sul

Boato – AES Sul alertou os seus usuários para desligar os aparelhos eletrônicos da tomada por causa incidência de raios.

Recentemente, o Boatos.org desmentiu uma história que dizia que raios cósmicos estavam fazendo aparelhos eletrônicos explodirem. No dia 13 de julho de 2015, uma outra história circulou por redes sociais: ela dava conta que a operadora AES Sul estaria alertando os usuários para desligar aparelhos eletrônicos da tomada. O motivo seriam os raios que aconteceriam na madrugada. Leia:

Raios vão estragar aparelhos eletrônicos nessa madrugada, diz boato
Raios vão estragar aparelhos eletrônicos nessa madrugada, diz boato

Pessoal…  a AES Sul esta orientando a tirar todos os aparelhos eletrônicos da tomada pois nessa madrugada a incidência de raios será muito acima do normal. Então, se possível façam isso e espalhem para outras pessoas. Abraço a todos

Gente, esse boato não vai ser tão difícil de desmentir. Primeiro, o texto tem diversos erros ortográficos e de concordância e não é datada (fala nesta madrugada). Ou seja, a história tem todos os indícios de ser um boato.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Não bastasse isso, a própria AES Sul aproveitou e desmentiu a história pelo Twitter. De acordo com a operadora, “A AES Sul não deu nenhuma orientação para seus clientes desligarem aparelhos das tomadas em função de raios”. A AES Sul completou postando que “A suposta orientação que está circulando nas redes sociais não partiu da AES Sul, nem é procedimento da empresa agir dessa forma”.

Leia as atualizações:

Sendo assim, podemos afirmar que a informação de que a AES Sul teria emitido um alerta para raios é falsa. A operadora não falou nada a respeito de desligar aparelhos eletrônicos nesta madrugada.

Esse artigo foi uma sugestão da leitora Cláudia Andrade. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.