Foto mostra evacuação da tribo Kayapó de Belo Monte #boato

By | 16/07/2016

Boato – Imagem denuncia que índios da tribo Kayapó estão sendo evacuados de Belo Monte de forma violenta pela polícia militar.

O desrespeito à demarcação de terras indígenas é um problema social e histórico no Brasil. De tempos em tempos a mídia relata os casos violentos de confronto entre fazendeiros e índios pelo interior do país e a verdade é que poucas pessoas se ligam muito nesse tema.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

A desinformação da grande maioria da população (ou o fato de simplesmente ignorarmos) sobre esse tema facilita a propagação de boatos. E talvez seja essa a razão de estar se espalhando tão rápido a história de que a PM começou a evacuar violentamente a tribo Kayapó em Belo Monte.

Imagem antiga espalha boato sobre ação da polícia contra Kayapó em Belo Monte

Imagem antiga espalha boato sobre ação da polícia contra Kayapó em Belo Monte

Segundo uma postagem no Facebook que acompanha a imagem de um índio sendo agarrado pelo pescoço pela polícia, a ação das autoridades está sendo feita da pior maneira possível. Confira:

ESTA IMAGEM TEM QUE RODAR O MUNDO!

COMEÇOU A EVACUAÇÃO DA TRIBO KAYAPÓ, UM POVO INDÍGENA DA REGIÃO AMAZÔNICA DE MATO GROSSO. A CONSTRUÇÃO DE HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE. APESAR DOS INÚMEROS PROTESTOS E MAIS DE 600.000 ASSINATURAS COLETADAS. PORTANTO, A PENA DE MORTE JÁ FOI DADA AO POVO DA GRANDE CURVA DO RIO XINGU. BELO MONTE, UM TOTAL DE 400.000 HECTARES DE FLORESTA INUNDADO, UMA ÁREA QUE É MAIOR QUE O CANAL DO PANAMÁ. 40.000 PESSOAS DAS COMUNIDADES INDÍGENAS E LOCAIS, O HABITAT DE MUITAS ESPÉCIES VEGETAIS E ANIMAIS SERÃO DESTRUÍDOS.

TUDO EM ORDEM PARA A PRODUÇÃO DE ELETRICIDADE MAIS FÁCIL, MAIS EFICIENTE E ECONÔMICA, PRODUZIDO PRINCIPALMENTE POR INVESTIDORES.

Foto mostra a evacuação da tribo Kayapó?

Sem muitos rodeios, há mais desinformação do que verdades nessa foto. Primeiro, a imagem não é atual, é de um confronto entre a PM e índios que ocorreu em uma reintegração de posse de oito anos trás.

Para sermos mais específicos a imagem é de março de 2008, quando a PM atuou na reintegração de terras no km 11 da rodovia AM-010, em Manaus. Na época, a foto repercutiu bastante enquanto de um lado a PM acusava os indígenas de agir violentamente e do outro os índios reclamavam da truculência da polícia na operação.

O fato é que a imagem nada tem a ver com o caso de Belo Monte. Este por sua vez, fique claro, é um assunto polêmico no país há anos. O projeto da Usina Hidrelétrica de Belo Monte está em construção (apesar dos atrasos e do preço estratosférico da obra) e pode ser considerado o maior embate entre índios/ambientalistas e governo/empreiteira até o momento.

A usina que, quando pronta será a quarta maior do mundo, divide opiniões desde que a Consórcio Energia S/A ganhou a licença para a obra em 2010. Os principais pontos conflitantes da mega construção são o impacto do alagamento de mais de 600 km de extensão e o deslocamento obrigatório de pelo menos 20 mil pessoas, a maioria indígena. Os ambientalistas também defendem que a obra vai resultar no desmatamento de 100 milhões de m³ de floresta (é muita floresta).

Se por outro lado, quem é a favor de Belo Monte aposta na energia barata, no desenvolvimento das cidades ao redor da hidrelétrica e na interferência positiva no PIB nacional, o impasse segue e junto com ele a construção da usina. Seja como for, não encontramos nada sobre retirada forçada e violenta da tribo kayapó por parte da polícia da região e a imagem que estão compartilhando é de um caso que ocorreu há quase 10 anos. Portanto, boato, dos mais inúteis por brincar com um assunto tão delicado no país.

PS: Esse artigo foi sugerido pelos leitores Sergio Saraiva e Alessandro Cyrino. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *