Os cinco boatos que mais bombaram em 2017 no Boatos.org

Na sétima parte da nossa retrospectiva 2017, confira quais foram os textos mais lidos no ano no Boatos.org e quais foram os principais personagens de boatos.

Caramba! Como teve boato em 2017. Não houve um dia entre os 364 (até agora) do ano em que não conhecemos uma história nova e mirabolante na internet. Destas, checamos e desmentimos mais de 800. Muitas delas viralizam. Ao todo, 480 tiveram mais de 10 mil visitas, 106 tiveram mais que 50 mil e 37 informaram mais de 100 mil pessoas. Sem mais delongas, vamos ao nosso top five.

5) Mega-Sena

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Se inscreva no nosso canal no Youtube

O nosso quinto lugar da lista foi um fenômeno. Publicado no dia 19 de dezembro, o texto que desmentia uma suposta fraude na Mega-Sena chegou ao quinto lugar graças ao frenesi criado em torno dos R$ 280 milhões de prêmio na Mega-Sena da virada. Confere o post aí:

4) O testemunho do pastor

O quarto lugar também teve uma explosão de audiência no final do ano. Publicada em 17 de dezembro (dois dias antes da história da Mega-Sena), um áudio de um pastor desabafando foi atribuído ao pastor Júlio César, que havia tirado a própria vida no início do mês. Leia o desmentido aqui:

3) Vagas na Engemax

O terceiro lugar é um exemplo de boato que foi uma constante no ano inteiro: anúncios falsos de vagas de emprego. Dentre golpes e anúncios desatualizados, uma história sobre “vagas na Engemax”, publicada em 08/02, foi e voltou durante o ano inteiro e conquistou a “medalha de bronze”. Leia o texto aqui:

2) A fofura cega e os 10 centavos

Publicado no dia 1º de fevereiro, um texto chamou muita atenção na internet. Ele desmentia a história (bem ridículo) de que o Facebook daria dinheiro para cada vez que a foto de uma menina fosse compartilhada. O boato teve diversas mudanças (tanto em valores como nas imagens das crianças ou redes sociais), mas foi essa versão que ficou com a medalha de prata. Leia o texto aqui.

1) A lista do FGTS

O texto mais lido do ano denota uma constante em 2017: o aumento de tentativas de golpes para roubos de dados no WhatsApp. Dentre as dezenas de promoções, vagas de emprego e funcionalidades falsas, a lista do FGTS é a que mais nos rendeu acesso. Esperamos ter ajudado as pessoas. Leia o texto aqui.

Assista: Equipe do Boatos.org escolhe em vídeo, os dez principais boatos de 2017

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

Um comentário em “Os cinco boatos que mais bombaram em 2017 no Boatos.org

  • 03/01/2018 em 10:31
    Permalink

    Peço por favor de verificarem o texto abaixo.
    Eles está sendo divulgado massivamente na internet:

    Os números são estarrecedores. Como conseguimos sobreviver ao PT?
    …….

    Obrigado.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)