Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Lenda urbana: manga com leite faz mal à saúde

Lenda urbana: manga com leite faz mal à saúde

Lenda  urbana diz que manga com leite faz mal á saúde
Lenda urbana diz que manga com leite faz mal á saúde

Boato – um dos maiores perigos para a saúde é comer manga e beber leite.

Algumas receitas provindas da sabedoria popular se espalharam por tanto tempo que até hoje ainda criam dúvidas em muitas pessoas. Lembro como se fosse ontem minha avó dizendo: menina, não mistura isso com aquilo, porque vai fazer mal. E como uma boa neta, nós nunca podíamos desrespeitar os avós, correto? Pois é, nem sempre.

Muitas pessoas ainda acreditam que determinados alimentos misturados podem causar problemas de digestão. Entretanto, nem todos tem o poder de causar uma horrível dor de barriga. Esse é o caso da manga com leite.

Depois de tanto ouvir que não deveria misturar “isso com aquilo”, senão teria uma dor de barriga, me perguntei: mas por que faz mal? Foi em uma dessas que, ao invés de pesquisar, eu fui experimentar a tal da mistura de manga com leite, uma das mais temidas pela vovó. E para um grande susto da minha avó, comi manga e bebi leite. Como se não bastasse, para a surpresa dela, nada aconteceu.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Ninguém sabe quando a história surgiu e por que surgiu. Aliás, ninguém sabia. Em entrevista à revista Mundo Estranho, da editora Abril, a nutricionista Anita Sachs, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explicou o motivo da proliferação desse boato.

De acordo com ela, o leite era um alimento bastante raro. Caro, ele era exclusivo dos patrões, os senhores de engenho na época da escravidão. Como eles não queriam que essa preciosidade fosse consumida por escravos, inventaram e espalharam a lenda, que sobreviveu até hoje.

O chef Robson Lustosa, em entrevista ao Diário de Pernambuco, ainda acrescenta informações sobre a origem do mito. De acordo com ele, os escravos não podiam comer os produtos de importância dentro da fazenda. Leite era o produto mais valioso. Era uma questão econômica.

Ele também lembra que, se o mito fosse verdade, os mousses não existiriam. E, ao contrário do que se pensa, manga com leite é uma ótima combinação de nutrientes, rico em vitaminas A, C e D e proteína. No Programa Eliana, a nutricionista Marcia Franckevicius tirou dúvidas sobre esse e outros mitos e ressaltou os benefícios da combinação. Assista ao vídeo aqui.

Portanto, não tenha medo de ter uma dor de barriga. Leite com manga não faz mal, como dizia sua avó, lá na infância. Pelo contrário, é uma ótima combinação e que pode trazer benefícios ao seu organismo e sua saúde. Por isso, esqueça os ensinamentos da vovó e aproveite um delicioso mousse de manga. Ou torta. Ou sorvete. Enfim, são muitas opções. Só coma com moderação, porque afinal, nem todo conselho da vovó é furada. Comer demais faz mal à saúde sim.