Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Hoax: americano compra fazenda e acha 180 carros antigos em Portugal

Hoax: americano compra fazenda e acha 180 carros antigos em Portugal

Americano compra fazenda e encontra 100 carros antigos no celeiro
Americano compra fazenda e encontra 100 carros antigos no celeiro

Boato – Aposentado americano sortudo comprou terreno em fazenda antiga e descobriu um tesouro no celeiro, uma soma de 180 carros antigos empoeirados que podem valer R$ 100 milhões.

Dizem que sorte é pra quem tem, não pra quem quer. E é assim mesmo, nem todos tem o privilégio de ganhar no bingo da igreja, na rifa da escola, na loteria e muito menos achar um tesouro perdido/escondido. Mas parece que esse fato incrível aconteceu com um americano.

Um texto que circulou na internet conta a façanha de um aposentado muito sortudo. A notícia diz que o sujeito comprou uma fazenda abandonada para reformar e morar com sua mulher em Portugal.

Dentro do terreno, num celeiro, havia diversos carros antigos abandonados e até mesmo empoeirados. A matéria rodou por blogs e chegou a ser foi publicada no R7, veículo noticioso da Rede Record, na sessão ‘Esquisitices’. Leia trecho da história:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Um americano aposentado de Nova York tirou a sorte grande, e não foi jogando na loteria. O sujeito comprou uma fazenda abandonada. Ele queria reformá-la para se mudar para lá com a mulher. Mas um achado no terreno mudou tudo, para melhor. Dentro do sítio havia um celeiro, lacrado com cadeados de aço. E, no interior desse lugar, estava escondido um verdadeiro tesouro. São carros antigos, cobertos por poeira. Há 180 veículos valiosos, raros e em bom estado de conservação, apesar da sujeira e do tempo que estão ali.

Mas será mesmo que o americano tirou a sorte grande? Quem não gostaria de ganhar uma bolada dessas em uma simples compra de um terreno fora do país? É bem difícil de acreditar. O engraçado é que o R7 publicou a matéria em agosto de 2014 e ela circula na internet desde 2007 e o R7 está publicando isso agora, sete anos depois.

Além do R7, nenhum outro veículo noticioso sério publicou o texto. Se as informações fossem verdadeiras, seria uma pauta e tanto, que os jornais não teriam deixado de dar.

O site Hoax-Slayer (em inglês) desmentiu a notícia. O texto fala que as fotografias são verdadeiras, mas que as informações sobre a incrível descoberta da coleção de carros antigos abandonada em um celeiro em Portugal são falsas.

A notícia ainda declara que o verdadeiro proprietário dos carros era um negociante de carro que manteve os veículos mais interessantes por ele adquiridos e os armazenou em um celeiro. Bom tempo depois, ele contratou um fotógrafo para tirar fotos dos carros, mas essas fotos foram para internet. E foi depois disso que começaram a circular lendas e suposições.

O texto falso começou a ser divulgado por e-mail, antes mesmo de aparecer em sites e nas redes sociais. Um blog brasileiro também citou a farsa da notícia, relatando outras suposições e confirmando que nenhum sortudo encontrou um tesouro perdido em uma fazenda em Portugal. O texto supõe que a coleção faria parte do total de 280 carros de um único proprietário, comerciante de automóveis antigos António Ferreira de Almeida.

Resumindo: a notícia é falsa, não existe nenhum americano sortudo que comprou um terreno com um celeiro cheio de carros antigos valiosos. Se você quiser ir atrás dessa fazenda em Portugal, fica por sua conta e risco. Você corre o risco de ser personagem de uma legítima piada de português.