Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Link com vírus: Cenas horripilantes durante queda do avião na Ucrânia

Link com vírus: Cenas horripilantes durante queda do avião na Ucrânia

Boato –  Vídeo mostra cenas chocantes durante queda de avião na Ucrânia. Clique no link disponibilizado no Facebook e Twitter para conferir

O acidente com o avião da Malaysian Airlines tem começado a render algumas discussões. A maior delas é em relação a causa do acidente. Boatos com imagens falsas sobre o acidente também tem começado a circular na internet. E como era de se esperar, oportunistas também começam a aparecer.

O famoso vírus que circula no Facebook e faz você marcar 40 amigos começou a usar, desta vez, o acidente do voo MH-17. Duas mensagens apareceram nas redes sociais (Twitter e Facebook). Leia Cenas horripilantes encontradas durante queda do avião na Ucrânia [link] Vídeo mostra cenas chocantes durante queda de avião na Ucrânia [link]

A história é a mesma de outros vírus do mesmo tipo no Facebook. Só aqui no Boatos.org já falamos do vírus das garotas bêbadas na Copa do Mundo, do emagrecimento, do ganhe dinheiro sem sair de casa  e outros.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

No caso das histórias da Ucrânia, resolvemos fazer uma engenharia reversa no texto. Junto com a mensagem alarmante, sempre seguia um link encurtado com o serviço goo.gl. Resolvemos desencurtar o link e encontramos um link para o serviço Dropbox.

Ou seja, ao clicar no link, na realidade, você estará baixando um arquivo malicioso para o seu computador. A primeira conseqüência é você compartilhar o vírus incessantemente no Facebook ou Twitter. Além disso, é provável que o vírus afete, de alguma forma, o seu computador.

Sendo assim, fique ligado: se ver links falando do acidente da Malaysia no Facebook ou Twitter, não clique. Se puder, avise ao seu amigo que publicou que ele está com vírus. Se ele não acreditar, envie o link desta matéria.

Agora, se você clicou no link e pegou vírus, o procedimento é outro. Vamos aos passos:

1 – No Facebook: Você vai precisar deletar alguma alicativo que se instalou na sua conta. Vá ao canto posterior direito da sua página e clique na seta que aponta para baixo. Depois, vá em Configurações de Conta. No menu à esquerda, clique em Aplicativos.

Vai aparecer uma lista de todos os aplicativos e jogos que você usa na rede social. É só procurar o aplicativo indesejado, clicar nele e escolher a opções Remover Aplicativo. É de bom grado, trocar a senha na rede social.

2 – No navegador: É provável que algo indesejado foi instalado no seu navegador. Sendo assim, você vai ter que ir na lista de Extensões do seu navegador e remove-lo. Este artigo do UOL (escrito pelo repórter que vos fala), mostra o passo a passo no Internet Explorer, Google Chrome e Firefox.

3 – No computador: É de bom grado fazer um escaneamento completo no seu computador em busca de vírus. Por ser um malware popular, é provável que a primeira triagem encontre e retire o vírus de circulação.