Aviso falso de privacidade no Facebook fala de Gráfico App

By | 25/07/2013
Hoax do Gráfico App no Facebook

Hoax do Gráfico App no Facebook

Boato – Depois da implantação de novo aplicativo, usuário do Facebook precisaria configurar conta e postar texto para manter privacidade na rede social

No início deste ano, o Facebook anunciou uma novidade na rede social: um sistema de busca chamado Graph Search, no qual o usuário que se inscrevesse teria acesso a páginas e outros usuários por meio de um sistema de busca que levaria interesses em comum dos usuários.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

O anúncio foi o estopim para a chegada de outro hoax na rede. O texto, que pode ser lido aqui, nada mais é do que uma “advertência” para os amigos sobre a chegada de um aplicativo chamado “gráfico app”, que não existe.

A mensagem pede para as pessoas mudarem a configuração da conta para não receber atualizações de amigos do Facebook.

O passo a passo é colocar o mouse sobre o nome do amigo, esperar abrir um pop-up, colocar o mouse acima de “amigos”. Por fim, clicar em “configurações” e desmarcar as opções “Eventos Cotidianos” e “Comentários e Opções Curtir”.

Na prática, a configuração só faz o usuário “bloquear” o amigo na rede social e não protege privacidade alguma.

Graph search é confundido com Gráfico App em boato do Facebook

Graph search é confundido com Gráfico App em boato do Facebook

Em relação ao Graph Search (que no texto é confundido com Gráfico App), não há riscos de o usuário aparecer na busca se não quiser uma vez que é preciso se cadastrar para utilizar o aplicativo. O Graph Search ainda não está disponível em língua portuguesa.

Em fevereiro deste ano, eu escrevi uma matéria para o Portal EBC sobre o assunto. Apesar do pico do hoax ter sido nesta época e ele ter sido “substituído” por outros boatos como o do Facebook pago, a mensagem ainda pode ser vista na rede social.

Observação: A sugestão deste artigo foi feita pela leitora Elza Augusta. Para você enviar sugerir conteúdo, entre em contato com a gente pelo site ou página no Facebook.

Leia o texto sobre aviso de privacidade no Facebook e Gráfico App na íntegra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *