Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Hoax: compartilhe foto de bebê que sofreu queimaduras por 0,03 Euros

Hoax: compartilhe foto de bebê que sofreu queimaduras por 0,03 Euros

Boato – A cada compartilhamento, o Facebook doaria 0,03 Euros para uma menina que sofreu queimaduras no rosto.

Esse boato é mais um da série “o Facebook para por compartilhamentos”. A bola da vez (nem tão da vez porque a postagem é antiga) é uma bebê que sofreu graves queimaduras no rosto. Leia o texto que circula no Facebook há muito tempo:

Muito importante…. Este bebê sofreu queimaduras gravíssimas no corpo todo, necessita ser operado, para a qual os pais não tem dinheiro. O pedido é para repassarem para o maior número de pessoas, pois por cada mensagem enviada recebem 0,03 euros. Se fosse p… todo mundo compartilhava , ! AGORA ISSO SIIM VALE APENA compartilhar ajude essa gracinha .. É só clika compartilhar esperoo que vc compartilhe.. Ja repassei agora é sua vez

Na postagem em questão, a foto foi muito bem compartilhada. Nada menos do que 145 mil pessoas compartilharam a imagem de novembro de 2011 a outubro de 2013. Fazendo uma conta rápida, a criança teria ganho 43 mil euros só neste post.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Mas, como você pode ver nestes outros posts do Boatos.org, o Facebook não doa dinheiro por compartilhamento de fotos de crianças doentes. As motivações não são poucas, mas vamos enumerar algumas delas:

Seria uma anti-propaganda incentivar o compartilhamento de fotos bizarras de doenças ou acidentes. Além disso, abriria margem para muitas fraudes, afinal seria relativamente simples fazer qualquer montagem e ganhar dinheiro com isso. Sendo assim, fica claro que o Facebook não vai dar dinheiro para compartilhamentos. Isso só vai ajudar a deixar a rede social com imagens mais feias.

Mas e a menina da foto. Quem é? Trata-se de uma menina polonesa chamada Aleksandra Kuczma. Em 2005, a casa dos pais dela pegou fogo e ela teve grande parte do rosto queimado. Sem condições financeiras, a família começou a pedir doações no país. A partir daí, a mensagem foi alterada e virou o hoax que conhecemos.

Aleksandra passou por diversas cirurgias plásticas. A última imagem que tivemos acesso da menina é datada de 2011 quando ela tinha sete anos. Apesar de ainda ter marcas do incêndio, o rosto dela já estava muito melhor.