Facebook não doará 0,5 por compartilhamento para tratamento de Yasmin

By | 13/10/2013
Facebook não vai dar dinheiro para o tratamento desta criança

Facebook não vai dar dinheiro para o tratamento desta criança

Boato – A pequena Yasmin tem uma grave doença de pele e, para ajudá-la, o Facebook vai doar cinco centavos para cada compartilhamento de fotos.

Este tipo de boato já foi tratado em outra postagem do Boatos.org. Trata-se do hoax que aponta que o Facebook (a empresa criada por Mark Zuckerberg que administra rede social de mesmo nome) resolveu doar dinheiro para tratar que crianças doentes. O valor doado iria depender do número de compartilhamentos que a foto teria.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Porém, a grande repercussão da história de Yasmin faz com que ela mereça atenção especial. A imagem mostra a foto de uma criança com o rosto manchado por uma doença de pele e um respirador atrelado no pescoço. O texto fala que o nome da criança é Yasmin e diz o seguinte:

O Facebook dará 0,5 para cada compartilhamento para o tratamento de Yasmin. Compartilhe.

Um pouco de reflexão mostra que não há lógica no fato de o Facebook dar dinheiro para compartilhar fotos de crianças doentes. Seria como cobrar por mostrar um show de horrores. Em termos de marketing, seria como dar um tiro no pé.

Para completar, Yasmin não existe. Ou melhor, a Yasmin na verdade é um menino chamdo Tripp Roth. A história do americano é contada nesta reportagem do IB Times. Tripp é um garoto que nasceu em Ponchatoula, no estado de Louisiana.

Ele lutou por 1 ano e oito meses contra uma rara doença de pele chamada (em inglês) Junctional Epidermolysis Bullosa or JEB. Enquanto fazia o tratamento, a foto dele foi compartilhada pela família e amigos no Facebook para pedir doações. Apesar de toda luta, ele infelizmente morreu em janeiro de 2012 com 2 anos e oito meses.

Ou seja: se você compartilhar a foto de Tripp (ou Yasmin), você não está fazendo uma caridade. Está apenas ajudando a divulgar uma imagem de uma criança doente que já faleceu.

One thought on “Facebook não doará 0,5 por compartilhamento para tratamento de Yasmin

  1. Marcia Cristina Sisi

    Certa vez achei uma mensagem do próprio Mark explicando que NÃO fará doação por compartilhamento. Esta me parece uma fonte segura de comprovação da farsa. MASSSSSS não consigo achar o pronunciamento.
    Poderia me passar? Obrigada

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *