Dono do Facebook volta a criticar os brasileiros, diz notícia falsa

By | 19/01/2015
Mark Zuckerberg critica comportamento dos brasileiros no Facebook, diz notícia falsa

Mark Zuckerberg critica comportamento dos brasileiros no Facebook, diz notícia falsa

Boato – Em entrevista para a CNN, o dono do Facebook, Mark Zuckerberg, voltou a criticar o comportamento dos brasileiros nas redes sociais e disse que vai criar um manual de compartilhamento na rede.

Quem utiliza diariamente o Facebook sabe que conteúdo de qualidade baixa é visto constantemente por lá. Muitos dos boatos que desmentimos aqui no Boatos.org ganham corpo na rede social criada por Mark Zuckerberg. Mas será que o comportamento dos brasileiros chegou a irritar até o dono do Facebook? É isso que diz uma notícia que circula desde 2012 na internet, mas voltou a ganhar força no mês de janeiro de 2015.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

A notícia, publicada em diversos sites e blogs, apontava para críticas que Mark Zuckerberg teria feito aos brasileiros no Facebook. O texto dizia que Mark disse estar “triste com os brasileiros” em entrevista para a CNN e que iria criar um manual de comportamento na rede. Leia:

Dono do Facebook volta a criticar os brasileiros: “Criarei um manual de comportamento na rede”

O canal de notícias CNN disse que Mark Zuckerberg está triste com o comportamento dos brasileiros na rede social Facebook. “Se por um lado, os brasileiros fazem o Facebook crescer, por outro estragam tudo”, disse.

Sobre a possibilidade de fechar o Facebook no Brasil, Mark descarta. “Não irei censurar os brasileiros de usarem a rede, mas criarei um manual de comportamento”.

Ao ser interrogado sobre o Facebook está se transformando em um Orkut, no Brasil, Mark disse que não existe diferença entre as redes sociais, a diferença está em quem usa. “Qualquer serviço na Internet que tenha usuários brasileiros, em grandes proporções, vira um problema”, disse.

Mas será que a história é verdade? Pois é, como você pode imaginar, tudo não passa de uma balela. Vamos aos fatos:

Tentamos achar a tal entrevista de Mark Zuckerberg à CNN em que fala que os brasileiros não sabem usar a rede social, mas não achamos. Além disso, descobrimos que a história da insatisfação de Mark surgiu no site G17 em 2012. A página é famosa por criar notícias falsas que viralizam na web. E essa, como vocês podem ver, viralizou.

Tentamos procurar a origem do viral em 2015 (que é o mesmo texto que circulou em 2012, mas com título diferente) e chegamos ao “Portal Metrópole”. O site não é de notícias falsas, mas costuma publicar algumas informações erradas. Só aí já dá para provar que a história é falsa.

Mais uma questão: será que o comportamento por aqui é tão pior do que em outros países? Como editor de um site que identifica notícias falsas na internet, posso dizer que no exterior há tantas ou mais boatos circulando do que no Brasil. A gente só não escreve as besteiras do estrangeiro porque o nosso público-alvo é tupiniquim. Ou seja, usar mal o Facebook não é um privilégio do Brasil.

Um último recado: caso você queira melhorar o seu comportamento no Facebook, recomendamos ler o artigo “7 dicas para não transformar o seu Facebook em um Faceburro”. Não é um manual oficial de conduta, mas vai ajudar você a usar melhor a rede social.

2 thoughts on “Dono do Facebook volta a criticar os brasileiros, diz notícia falsa

  1. IMILI MIRANDA

    AS VEZES ME SINTO ENVERGONHADA NA MINHA CONDIÇÃO DE BRASILEIRA, PASSAMOS UMA IMAGEM MUITO NEGATIVA….CREIO QUE NOSSO PAÍS TEM MUITAS COISAS BOAS PARA SEREM MOSTRADAS PARA O MUND…

    Reply
    1. Marcelo

      Imili, você não leu o texto? A notícia é FALSA.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *