Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo falso: duende aparece em filmagem de bebê na Argentina

Vídeo falso: duende aparece em filmagem de bebê na Argentina

Boato – Mãe flagra um duende enquanto fazia uma gravação de seu filho de dois anos na cidade de Santa Fé, na Argentina

“Eu vi gnomos, hahahahaha. Eu vi duendes”. Deve ter sido esse sentimento que mãe e filho tiveram quando perceberam que uma pequena criatura passava pelo canto da sala durante uma filmagem na cidade de Santa Fé, na Argentina.

O vídeo do tal flagra viralizou na internet no Brasil e a postagem original chegou ao número de nada menos do que 2,6 milhões de visualizações. O vídeo pertence ao usuário “Salmones” e foi enviado ao Youtube em abril deste ano. Assista (o duende aparece nos segundos 9 e 29 no vídeo):

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Junto ao vídeo, havia uma mensagem. Leia trechos da tradução:

Há alguns dias, entrou em nossas mãos esse vídeo gravado com um celular por Silvia em 2011 você pode ver claramente o aparecimento de uma pequena criatura durante as filmagens de seu filho jogando. De acordo com Silvia, esta pequena criatura saiu da cozinha para o jardim para escapar, deixando para trás um mau cheiro e descarga intensa.

A família sempre observava que a criança estava brincando e falando sozinha em seu quarto e nos cantos da casa para a hora da soneca, mas nunca preocupado porque pensavam sua idade era normal. Em janeiro de 2011, Benjamin estava jogando como sempre no corredor quando Silvia percebeu um pouco de nervosismo e decidiu levar seu telefone celular para gravar seu comportamento quando ele vê “alguma coisa” rodando em segundo plano.

Este é o primeiro vídeo do 5 que vai subir em breve, mas uma entrevista com Silvia, onde tudo já aconteceu antes. Se você quiser controlar essas informações, inscreva-se no nosso canal e dar o seu like.

Caramba. Será que o Chapolin Colorado tomou pílulas de nanicolina e agora anda correndo em casas na Argentina. Ou será que são os duendes do mesmo seriado que estão buscando Água da Jamaica? Pelo o que os fatos apontam, nem uma coisa, nem outra.

O primeiro ponto é a falta de fontes do próprio vídeo. Quem é Silvia e quais foram as entrevistas que ela deu falando sobre as aparições dos duendes? Ainda mais, o vídeo foi postado em abril e o autor prometeu uma série de cinco vídeos. Cadê os outros.

Ainda mais, analisando a conta do “rapaz” encontramos um vídeo que fala de uma criatura voadora em Santa Fé, um que fala de Chemtrails em Santa Fé e o duende de Santa Fé. E mais nada. Contas com poucos vídeos são típicas de vídeos falsos.

Mas se você ainda acredita em duendes, dê uma olhada nos detalhes do duende no vídeo. A apesar do duende se movimentar ante a única fonte de luz do ambiente, a sombra não muda de sentido. Isso acontece inclusive no momento em que o duende passa pelo pé da mesa (que mostra o sentido que a sombra faz). Isso sugere uma edição no vídeo.

Com esses indícios (falta de informações, texto alarmante e edição no vídeo), chegamos à conclusão de que se trata de mais um boato que apareceu pela internet e enganou (ou pelo menos deixou curiosa) muita gente.

PS: esse artigo foi uma sugestão do leitor Luiz Soares. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.