Vídeo falso: Coreia do Norte chega à final da Copa do Mundo

By | 16/07/2014
Boato diz que vídeo sobre trunfos da Coreia do Norte na Copa circularam pelo país

Boato diz que vídeo sobre trunfos da Coreia do Norte na Copa circularam pelo país

Boato – Coreia do Norte teria vencido três jogos na Copa do Mundo e enfrentaria Portugal, de Cristiano Ronaldo, na final do Mundial do Brasil.

Um dos países mais fechados e misteriosos do mundo é, sem dúvida, a Coreia do Norte. Periodicamente, novas notícias envolvendo o ditador Kim Jong-un, seu pai Kim Jong-il e histórias bizarras sobre o país aparecem na internet.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

O regime do país é considerado uma ditadura, por isso sofre com o embargo econômico dos demais países. E, um dos primeiros passos na construção/instalação de uma ditadura é o controle da mídia. Através desse mecanismo, o governo da Coreia do Norte teria divulgado uma notícia de que a seleção coreana de futebol estava classificada para as oitavas da Copa do Mundo.

O canal “Korea News Backup” divulgou as imagens do jornal coreano que mostra a classificação do time com três vitórias. A Coreia do Norte teria vencido a seleção estadunidense, o Japão e a China, e enfrentaria a seleção portuguesa nas oitavas de final. Confira o vídeo abaixo. OBS: Ative as legendas no botão “cc” e escolher a opção “Coreano > Português”:

Já sabemos que a Coreia do Norte não jogou a Copa do Mundo de 2014, pois não se classificou nas eliminatórias. O blog Meio de campo já divulgou e ajudou a desmentir a notícia do jornal coreano. O fato é tão falso que a seleção de Portugal contra quem a Coreia jogaria nem chegou nas oitavas-de-final.

A última vez que a Coreia do Norte disputou uma Copa do Mundo foi em 2010, inclusive perdeu para o Brasil por 2 a 1 na fase de grupos. Jogou também com Portugal e foi derrotado por 7 a 0. Em 1966, a seleção fez uma ótima campanha e, coincidentemente, foi eliminada por Portugal.

Mas e aí? Será que a ditadura coreana chegou ao ponto de divulgar um notícia assim na internet? Não desta vez. O vídeo não passa de uma brincadeirinha feita por um canal de humor. Só para ter uma ideia, o idioma falado no vídeo tem, inclusive, algumas palavras em japonês. Encontramos outros vídeos de humor no canal do Youtube. O Metro da Inglaterra fala do vídeo.

Resumindo: a história da Coreia do Norte na Copa do Mundo é falsa e não é verdade que o ditador quis publicar informações falsas para a população. Neste caso, mentira dupla na história da Coreia do Norte e Copa do Mundo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *