Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Torre Eiffel fica verde em homenagem à Chapecoense #boato

Torre Eiffel fica verde em homenagem à Chapecoense #boato

Boato – Torre Eiffel, cartão-postal de Paris, ficou verde para homenagear a equipe da Chapecoense após desastre aéreo.

Apesar de a vida no Brasil ter continuado (acontecimentos no Congresso que o digam), as marcas do acidente que vitimou quase toda equipe da Chapecoense no dia 29 de novembro ainda estão presentes. Tanto que este é o assunto mais comentado no país.

Torre Eiffel ficou verde em homenagem à Chapecoense, diz boato
Torre Eiffel ficou verde em homenagem à Chapecoense, diz boato

A repercussão da tragédia foi tão grande que as homenagens ao redor do mundo não foram poucas. Minutos de silêncio em treino de equipes, luto oficial e monumentos que “ficaram verdes”. Em meio a todas essas homenagens, nem todas são verdadeiras.

Uma das imagens que mais têm circulado online dá conta que a Torre Eiffel, um dos cartões-postais mais famosos do mundo, ficou verde em homenagem à Chapecoense. A história saiu dos perfis do Twitter e saltou para páginas de alguns portais de notícias no exterior e no Brasil. Leia uma dessas matérias:

Cristo, Torre Eiffel… monumentos mundiais se pintam de verde pela Chape

As homenagens para a Chapecoense seguem em vários cantos do mundo.

No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor ficou nas cores do clube. Através das redes sociais, internautas aplaudiram a ideia e seguiram com as homenagens. Torre Eiffel, Palácio do Planalto e outros monumentos fizeram o mesmo

Torre Eiffel ficou verde em homenagem à Chapecoense?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Cristo Redentor ficou verde? Ok. Palácio do Planalto ficou verde? Ok. Torre Eiffel ficou verde? Não. Na verdade, o que aconteceu foi uma “brincadeirinha” em que muitos internautas caíram. Vamos aos fatos.

Essa não é a primeira vez que surgem boatos sobre as cores do monumento. Após o desastre de Mariana, também começou a circular uma imagem que seria do monumento em verde e amarelo. Na realidade, era uma imagem antiga. O que aconteceu nesta ocasião foi a mesma coisa.

Achamos uma coisa estranha no meio de toda essa história: nenhum jornal da França ou mesmo os canais oficiais da Torre Eiffel falaram sobre o assunto. Após cavocar muito, descobrimos esse álbum de fotos da Reuters com imagens do local no dia 29/11. Como é possível ver, ela não estava verde.

Procurando mais um pouco, chegamos à seguinte imagem (que está logo abaixo). Compare as luzes na imagem e abstraia apenas a “bolinha” do meio da torre (que foi retirada por Photoshop). Temos a mesma imagem:

Por sinal, a imagem foi tirada durante a Euro 2016, em julho deste ano por um fotógrafo da Getty Images. Neste dia, a Torre Eiffel ficou com as cores do País de Gales. A homenagem foi após a vitória do time contra a Bélgica.

Resumindo: aconteceram muitas homenagens à equipe da Chapecoense ao redor do mundo. O fato da Torre Eiffel ter ficado verde não foi uma delas. Muitos caíram na brincadeirinha.