Torre Eiffel foi iluminada com as cores da Croácia após a final da Copa #boato

Boato – Após a final da Copa do Mundo, o presidente da França, Emmanuel Macron, mandou iluminar a Torre Eiffel com as cores da bandeira da Croácia.

A Copa acabou, mas o mundial ainda rende assunto. Em meio à ressaca “pós-Rússia”, franceses estão comemorando o título, croatas celebrando o vice e histórias falsas sobre as finalistas circulando por aí. A última que circula online envolve o presidente Emmanuel Macron, a Torre Eiffel e a Croácia.

De acordo com uma notícia que circula online, as homenagens à campanha histórica da Croácia chegaram até a França. Uma mensagem compartilhada em diversos idiomas aponta que o presidente da França, Emmanuel Macron, deu uma ordem no dia em que sua seleção se sagrou campeã: iluminar a Torre Eiffel (maior cartão-postal de Paris) com as cores da Croácia. Leia duas versões do texto que circulou online:

Versão 1: Presidente da França manda iluminar a torre Eiffel com as cores da bandeira da Croácia. Versão 2: Por ordem do Presidente da França, Emmanuel Macron a Tour Eiffel foi iluminada com as cores da bandeira da Croácia. Grande gesto. Vive la France!!!

Torre Eiffel foi iluminada com as cores da Croácia após a final da Copa?

Ok. Sabemos que a Croácia fez uma campanha incrível, que Macron se mostrou muito solidário ao país, mas calma lá. Essa história de Torre Eiffel iluminada com a bandeira da Croácia é mais falsa do que nota de três reais. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Ao se deparar com a mensagem, saímos para procurar alguma informação que atestasse que a história fosse real. Não encontramos uma fonte confiável sequer que falasse da tal iluminação em Paris. Ao contrário: nas nossas buscas descobrimos que a Torre Eiffel foi iluminada (olha só) com as cores da França bicampeã mundial (com direito a duas estrelas). Olha aí:

Nós poderíamos parar por aqui. Porém, nós somos o Boatos.org e, sempre que possível, queremos passar todos os detalhes das histórias para vocês. E um detalhe importante é saber de onde é a tal foto da Torre Eiffel croata. A resposta está na Euro 2016, realizada na França.

Antes do início do torneio, a Orange (uma das patrocinadoras) resolveu lançar uma espécie de concurso. O país que tivesse o maior número de hashtags em redes sociais teria as cores da bandeira representadas na Torre Eiffel. Foi aí que os croatas resolveram lançar uma campanha em redes sociais. A tal imagem (que pode ser vista neste site) nada mais é do que uma peça para promover uma campanha para o dia 12 de junho de 2016.

Detalhe: apesar dos esforços, a Croácia não conseguiu emplacar as cores do país na Torre Eiffel em nenhum dia. França, País de Gales, Torquia, Espanha, Portugal, Inglaterra, Bélgica, Polônia, Alemanha e Itália foram as que conseguiram. No dia da “campanha” croata, quem levou a iluminação foi a Turquia.

Resumindo: a história que aponta que a Croácia recebeu uma homenagem após o vice-campeonato mundial é falsa. A Torre Eiffel se iluminou com as cores da França após a final da Copa do Mundo e a foto da Torre Eiffel croata é só uma imagem modificada para promover uma campanha (sem sucesso) em redes sociais.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)