Torcedora argentina apanha de polícia russa em Moscou, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo compartilhado nas redes sociais mostra torcedora argentina apanhando da polícia russa em Moscou.

Que a Copa do Mundo é o maior torneio de seleções do planeta, isso todo mundo sabe. E que o mundial tem gerado muitas polêmicas, isso todo mundo também sabe. Mas, o que nem todo mundo sabe é que nem todas elas são reais. Esse é o caso da história de hoje.

Circula na internet um vídeo onde supostamente uma torcedora argentina apanha da polícia em Moscou. No vídeo, as imagens mostram o momento em que um policial dá dois socos no rosto de uma mulher depois de empurrá-la no chão. Junto ao vídeo, a mensagem diz “polícia de Moscou. Argentina achou que estava na América Latina, foi pagar desaforo, desafiar, enfrentar a autoridade policial”. Confira:

Torcedora argentina apanha de polícia russa em Moscou?

As pessoas têm compartilhado o vídeo crentes de que a história é verdadeira, apesar de não ser. Como a maioria dos boatos por aqui, essa história, completamente falsa, usa uma informação verdadeira fora do contexto.

Por mais chocante que seja, o vídeo é real, no entanto, o resto da história é conversa fiada. Graças ao Ubirajara, leitor do Boatos.org, descobrimos que o caso aconteceu na Holanda e não em Moscou, como afirma a mensagem. Por sinal, ele mesmo explicou o caso:

Foi em Rotterdam, dia 1º de junho passado. Pelo que li, aconteceu em Stadhuisplein, em Rotterdam. Eles estavam prendendo uma pessoa quando ela interfere, é mandada sair, mas procura confronto com o agente e foi presa. Condenaram a conduta da polícia Holandesa na internet, mas, “fuck you” é conhecido em qualquer lugar do mundo que sabe um pouco do inglês. Lá, até o mendigo da rua fala inglês e bem. Para eles, não foi complicado prendê-la.

Pois bem, o caso, de fato, aconteceu em Rotterdam, na Holanda. Nesta matéria, o Daily Mail explica que o episódio ocorreu durante uma ocorrência numa boate por causa de um conflito entre um casal e o segurança do local. O vídeo, registrado por telespectadores, mostra o momento em que a mulher discute com um dos policiais e, ao ser afastada, ela tropeça e cai. Em seguida, a mulher bate no agente, que revida com dois socos. O casal permanece preso e a polícia de Rotterdam também abriu uma investigação interna para investigar se houve violência policial.

Recapitulando: o vídeo é real, mas o episódio aconteceu na Holanda. Ou seja, nenhuma torcedora argentina apanhou da polícia russa em Moscou e você caiu em mais um #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Um comentário em “Torcedora argentina apanha de polícia russa em Moscou, mostra vídeo #boato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)