Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Torcedor inglês sobe em cima de viatura e apanha da polícia na Rússia #boato

Torcedor inglês sobe em cima de viatura e apanha da polícia na Rússia #boato

Boato – Um torcedor inglês foi comemorar a vitória de sua seleção na Copa do Mundo subindo em uma viatura da polícia. Os “tiras” não gostaram da ação e bateram nele.

Sabe aquela história de quem “conta um conto aumenta um ponto”. Pois é. São justamente esses exageros que nos deixam com uma pulga atrás da orelha na hora de desmentir algumas histórias. É o caso do texto de hoje. Estávamos em dúvida se fazíamos ou não. Decidimos por um único motivo: se for para contar uma história, que seja bem contada.

Circula na internet um vídeo que aponta que um torcedor inglês (um dos famosos hooligans) resolveu comemorar a vitória de sua seleção (nos pênaltis) contra a Colômbia de uma forma peculiar: subindo em uma viatura da polícia. Só que “deu ruim” para ele.

Após ter os seus segundos de alegria, dois policiais chegaram e, literalmente, desceram o cassete nele. A história chegou ao Brasil com duas interpretações: uma “de piada” com a “suavidade” dos russos com os estrangeiros. Outra com o pedido de que a polícia seja assim. Leia alguns comentários que rolaram por aí:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: Torcedor inglês comemora classificação em cima do carro da Polícia na Russia. E é orientado a não fazer mais isso pois poderia se machucar. Versão 2: Um torcedor inglês foi comemorar pulando sobre um carro da policia Russa e os policiais explicaram com muita delicadeza que ele não poderia pular na viatura.

Versão 3: Um inglês comemorou a vitória da sua seleção, pulando, em cima de uma patrulha da polícia russa, reparem como é a classe e educação dos oficiais para explicar que isso não é permitido! A Polícia tbm tem direito de Comemorar ! Precisamos dessa polícia aqui no Brasil para convencer delicadamente os delinquentes que devem se comportar, tornando-os cidadãos de bem

Torcedor inglês sobe em cima de viatura e apanha da polícia na Rússia?

Caramba! Que bom né que o inglês aprendeu a lição. Não, pera. A história que envolve o vídeo está com alguns errinhos que vamos corrigir agora. Para você entender tudo que aconteceu, vamos aos fatos.

Ok. O vídeo foi gravado durante a Copa e se trata da polícia russa. “Só o resto do enredo” que está, para ser elegante, impreciso. Não se trata de um torcedor inglês, hooligan ou mesmo estrangeiro e nem o caso ocorreu em uma das cidades-sede da Copa (que, normalmente, recebe mais estrangeiros). Foi um russo em uma (nem tão) pacata cidade do interior.

O caso ocorreu em Voronezh, durante comemoração de torcedores russos por causa da vitória contra a Espanha nos pênaltis. De acordo com relatos do Moscow Times, os homens que agrediram o torcedor (não identificado), possivelmente, da Guarda Nacional Russa. A história também foi publicada em jornais britânicos como o The Sun e o Daily Star.

Nos Estados Unidos, o Wall Street Journal levantou justamente a diferença de tratamento da polícia russa com torcedores estrangeiros (que, de acordo com a publicação, têm mais liberdade do que os nativos do país para, por exemplo, beber nas ruas).

Resumindo: o vídeo é real, é recente e é de policiais russos. Porém, a história que aponta que a agressão foi contra um torcedor inglês é falsa. Aliás, já teríamos mais um incidente diplomático se a história fosse real. Se for para repassar o vídeo, faça com a história certa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.