Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Seleção da Croácia visitou Nossa Senhora em Medjugorje antes da Copa #boato

Seleção da Croácia visitou Nossa Senhora em Medjugorje antes da Copa #boato

Boato – Antes de disputar a Copa do Mundo da Rússia, a seleção da Croácia fez uma visita ao monte das aparições da Nossa Senhora, em Medjugorje (Bósnia). Foto mostra visita.

A Copa do Mundo acabou, mas ainda tem muita gente falando no mundial. E, por incrível que pareça, a seleção mais falada na internet não é a da França (campeã). Todo mundo está falando na Croácia (vice). E assunto não falta. Muitas pessoas estão falando de Kolinda Grabar-Kitarovic. Outras pessoas estão discutindo (sem uma conclusão que vá além da opinião e generalismos) se a “seleção da Croácia” é nazista ou fascista.

Porém, não só esses os assuntos relacionados à Croácia que viralizaram na web. Religiosidade também está em pauta. Uma foto que mostra uma suposta visita da seleção, levada pelo técnico Slacko Dalic, ao monte Krizevac, em Medjugorje (ou Medjugorie, na Bósnia-Herzegovina). O local é conhecido por ter sido o da mais recente aparição de Nossa Senhora. Leia algumas mensagens que circulam online:

Versão 1: Time da Croácia reza no monte das aparições em Medjugorie antes da Copa. Vou torcer pela Croácia. Versão 2: Seleção da Croácia Aos pés de Nossa Senhora em Medigore!

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Versão 3: Desde o início da Copa houve seleção inteira fazendo farra com prostitutas…(???) Por outro lado… Olha só, seleção da Croácia três dias antes de viajar para a Copa do Mundo, visitando Nossa Senhora em Medjugorje, pedindo bênçãos e proteção. Superaram-se em todos os sentidos!! Têm todo o meu respeito!!

Seleção da Croácia visitou Nossa Senhora em Medjugorje antes da Copa?

Vimos a tal mensagem se espalhando em português, inglês, espanhol e outros idiomas. Mas será mesmo que a imagem que viralizou online mostra a seleção da Croácia visitando a estátua de Nossa Senhora, no monte Krizevac, em Medjugoje (ou Medjugorie)? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Quando nos deparamos com as mensagens e a com imagem, já estranhamos. Primeiro achamos a mensagem um tanto quanto suspeita. Além de ser extremamente vaga, não há sequer uma notícia que fale da tal visita da equipe croata à Medjugoje. Pelo menos uma notinha em algum site de esportes croata teria que ter. Mas nem isso.

O segundo ponto que nos causou estranheza e a quase certeza de que não era o time de Modric que estava no local está no agasalho de um dos membros da equipe. O uniforme é da marca Diadora. Porém, o fornecedor de material esportivo da Croácia é a Nike. Nunca a equipe esportiva vestiria uma marca concorrente para aparecer em público.

Mas se não é a seleção da Croácia, de quando e de quem é a foto? Fizemos mais algumas buscas e descobrimos que se trata de uma visita da equipe do Dínamo de Zagreb (maior time de futebol da Croácia) ao local em 2010. Detalhe: o atacante Mandzukic (vice na Copa de 2018) era jogador de destaque da equipe na época.

De acordo com uma notícia da época, publicada no site 24sata, o técnico Kruno Jurcic fez até uma brincadeira com a visita. Disse que o objetivo seria uma segunda visita ao local (já que dentro de campo todos os objetivos haviam sido alcançados). O site oficial do templo também publicou a informação sobre o Dínamo.

Resumindo: apesar de muita gente estar compartilhando a informação de que a seleção da Croácia visitou a estátua de Nossa Senhora (no monte Krizevac, em Medjugoje), ela é falsa. A imagem é antiga e a visita foi do Dínamo de Zagreb e não da seleção comandada por Slacko Dalic.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.