Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Seleção brasileira posa com mensagem Lula Livre em foto oficial da Copa #boato

Seleção brasileira posa com mensagem Lula Livre em foto oficial da Copa #boato

Boato – A seleção brasileira de futebol resolveu aderir à campanha Lula Livre. A prova está na foto oficial da equipe para a Copa do Mundo em que a mensagem é mostrada na camiseta da comissão técnica.

Às vésperas do início da Copa do Mundo, a foto oficial da seleção brasileira tem dado o que falar. Pelo menos no “mundo dos boatos” da internet. Há pouco, desmentimos a história que apontava que Neymar havia feito um gesto obsceno durante a foto oficial da equipe. Mas o “gesto de Neymar” não foi a única história relacionada à foto que circulou online.

Uma imagem que viralizou no WhatsApp e no Facebook aponta que a seleção brasileira resolveu aderir à campanha Lula Livre (que pede a liberdade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado por corrupção na Operação Lava jato). De acordo com postagens, a equipe posou pra a foto oficial com camisetas que formam os dizeres Lula Livre.

No Brasil, a informação se espalhou por correligionários do ex-presidente com comentários curtos como “Foto oficial da seleção Brasileira! Lula LIVRE!”, “Sem medo de ser feliz !!!” e “A foto oficial!!!”. Neste caso, a imagem valeu por mil palavras.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Na real, a gente nem ia fazer essa história até ver como ela começou a ser compartilhada na Argentina: “LA PRESENTACIÓN DEL SELECCIONADO BRASILEÑO QUE COMPETIRÁ EN RUSIA…..EMOCIONANTE… La resistencia pacífica es mortal para el régimen… DIFUNDILA…. (apresentação da seleção brasileiro que jogará na Rússia. Emocionante. A resistência pacífica é mortal para o regime. Compartilhe)”.

Seleção brasileira posou com mensagem Lula Livre em foto oficial da Copa?

Na última semana, uma série de brasileiros e pessoas de outros países começaram a compartilhar uma notícia falsa sobre uma declaração de Messi sobre os israelenses (a tal notícia nem circulou tanto na própria Argentina). Pois bem: parece que no “jogo das fake news”, o placar está 1 a 1. Sim, porque a imagem que os argentinos estão compartilhando é falsa. Vamos aos fatos.

Quem leu o desmentido do gesto obsceno do Neymar já deve saber o motivo de a história ser falsa. Além dela ter as principais características de boatos online (vaga, alarmista, com erros ortográficos, pedido de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis) e não ter saído em nenhum site confiável, a foto oficial é diferente.

Se você duvida, é só dar uma olhada na imagem da foto oficial da seleção brasileira divulgada pela CBF. Como é possível ver, ninguém da seleção brasileira vestiu camisetas com Lula Livre (nem com Ciro Gomes, o que chegou também a circular online) na foto oficial. Dá uma olhada aí:

Olha a foto oficial da seleção brasileira para a Copa
Olha a foto oficial da seleção brasileira para a Copa

Como deu para ver, a história que aponta que a seleção brasileira aderiu à campanha Lula Livre é falsa. É só mais um boato que serviu para militantes do ex-presidente se sentirem melhores e argentinos compartilharem fake news por aí. Não caia nessa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.