Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > São Januário, estádio do Vasco, vai ser leiloado pela Justiça #boato

São Januário, estádio do Vasco, vai ser leiloado pela Justiça #boato

Boato – São Januário, estádio do Vasco, será leiloado pela Justiça por causa de dívidas com o Governo Federal.

Quando todos esperavam que a notícia do momento seria o jogo da primeira rodada do Campeonato Brasileiro com o recomeço do Vasco da Gama depois do drama da Segunda Divisão na última temporada, outra notícia abala o mundo do futebol: o estádio do Vasco será leiloado pela Justiça.

Isso mesmo. Como se não bastasse a preocupação com o risco de rebaixamento depois do começo nada promissor no Brasileirão, o clube corre o risco de perder seu estádio. Segundo informações replicadas na web, a Justiça determinou o leilão do complexo esportivo de São Januário por causa de dívidas com o Governo Federal. Para piorar, a fonte da informação é o confiável jornal O Globo. Confira na íntegra: 

O Vasco corre o risco de perder o seu estádio por causa de dívidas com o Governo Federal, segundo informou nesta terça-feira o programa Globo Esporte, da TV Globo. Por decisão do juiz Erik Navarro Wolkart, da 6ª Vara Federal de Execução Fiscal do Rio de Janeiro, o complexo esportivo de São Januário, pertencente ao clube, deve ser penhorado e leiloado em decorrência do não recolhimento da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) entre 1992 e 1999.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Segundo a reportagem, a dívida do Vasco totaliza cerca de R$ 31,5 milhões, e o complexo está avaliado em R$ 45 milhões. O presidente vascaíno, Eurico Miranda, contesta a decisão judicial, e não reconhece a existência da dívida.

– O Vasco contesta porque os clubes de futebol não são devedores de cofins, e está discutindo isso na Justiça. O Vasco ainda não foi efetivamente citado dessa possibilidade de leilão, mas isso acontecendo o Vasco vai tomar as medidas necessárias. Mas posso assegurar a todos que não há a menor hipótese do estádio de São Januário ser leiloado – afirmou o dirigente.

São Januário, estádio do Vasco, vai ser leiloado pela Justiça?

Por mais verdadeira que pareça essa história ela é falsa, “tipo assim”, completamente falsa. E se você ainda não conseguiu entender o porquê, a gente te explica.

Antes de desmenti-la, vamos alertar pela milésima vez da necessidade de pesquisar a veracidade das informações antes de clicar em compartilhar. Sim. E saiba que saber a notícia é atual faz parte do processo. Digo isso porque, se você tivesse checado teria notado que nem tudo nessa história é real.

Por sinal, nós checamos e percebemos que a matéria foi publicada em 2007. À época, havia um rumor que a equipe (que ainda tinha Romário em campo) teria que leiloar o estádio para pagar dívidas. Mas não é só isso. O rumor durou dois dias. Após a publicação da matéria, o clube desmentiu a história do leilão por causa das supostas dívidas do clube.

Em nota, o presidente do clube Eurico Miranda, informou que a dívida citada na reportagem se refere a um débito de COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), que foi contestado judicialmente pelo Vasco, e que nunca existiu a possibilidade do estádio ser leiloado.  

Para sacramentar, duas informações: a primeira é que por mais que a Justiça tenha fama de lenta, não parece estranho que depois de 10 anos o leilão não tenha acontecido? Ou seja, boato. E a segunda, que pode ser conferida nesta matéria, dá conta da celebração de 90 anos do estádio, comemorado no dia 21 de abril de 2017. 

Resumindo: a história de que o São Januário, estádio do Vasco, será leiloado pela Justiça é falsa. Tudo não passa de mais um daqueles boatos que circulam pela internet.