Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Renzo Gracie diz que nadadores americanos não foram assaltados #boato

Renzo Gracie diz que nadadores americanos não foram assaltados #boato

Boato – Muito irritado com farsa armada por nadadores dos EUA, Renzo Gracie revela que Ryan Lochte inventou assalto para enganar namorada.

Entre as tantas polêmicas que circundam as Olimpíadas do Rio de Janeiro e os estrangeiros, uma das maiores delas está relacionada ao suposto assalto que nadadores dos EUA (incluindo o supercampeão olímpico Ryan Lochte) teriam sofrido na volta de uma festa no Rio de Janeiro.

Renzo Gracie denunciou farsa de nadadores norte-americanos, diz boato
Renzo Gracie denunciou farsa de nadadores norte-americanos, diz boato

Primeiro, foi dito que eles foram assaltados por homens vestidos de policiais. Depois, falaram que foram assaltos por bandidos. Por fim, imagens da câmera de segurança da Vila Olímpica mostraram eles chegando tranquilamente ao local no dia do assalto. E no meio de tudo surgiu uma tese sobre a história na internet. Detalhe: ela estava assinada pelo lutador de MMA Renzo Gracie. Leia texto que viralizou no WhatsApp e Facebook:

Tô tão irritado com a mentira grosseira contada pelo time americano de natação, que estou vazando a história real para todos os meus amigos. O Ryan Lochte não foi roubado coisa nenhuma! Ele estava de sacanagem com mulher e inventou esta história para não dar problema com a namorada, que está no hotel dele na Barra (Grand Mercure). Ele não deixou a Casa França às 04am e foi roubado por um policial de distintivo em local “incerto”, conforme alegado pela imprensa e por ele mesmo mas redes sociais. Ele só saiu de lá às 06am e foi bêbado pra vila olímpica, onde chegou 40 minutos mais tarde. Em breve, vazo as câmeras de segurança da vila, que mostram ele chegando com carteira, celular, relógio e credenciais na vila olímpica. Mas como assim?? Ele não tinha sido roubado?? Então como chegou com todos esses pertences?? Só estou vazando a informação, porque estou muito puto com o fato de o comitê olímpico brasileiro estar pedindo desculpas em inglês à delegação americana até agora e o Ryan Lochte estar dando entrevista atrás de entrevista para valorizar e reforçar está mentira!! O Brasil e sobretudo o RJ está ficando mais queimado ainda com essa mentira. Tudo bem que esta falsa comunicação de crime é de competência do jecrim, não dá em nada na prática, é besteira, não gera prisão… Tudo ótimo!! Não quero algemar o Ryan Lochte e bicar ele para os EUA. Quero, apenas, que a justiça seja feita e ele se retrate em relação ao que falou da nossa cidade, assumindo que mentiu por questões pessoais. Digo isso, porque a polícia não vai fazer nada, tendo em vista que o consulado americano pediu para a gente abafar o caso e os policiais que comandam a unidade são medrosos e baixam a cabeça para o consulado por questões políticas. Transmitam a informação por favor. Renzo Gracie

Renzo Gracie denunciou nadadores americanos?

Não é preciso falar que muitas pessoas aplaudiram de pé a vontade do lutador de denunciar a farsa e que o texto ganhou legitimidade após a assinatura dele. Afinal, dá a impressão que “ele estava lá” tamanho o número de detalhes sobre o assunto. Mas será mesmo que o lutador de MMA escreveu essa história. A resposta é não. Por isso, vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Apesar de a história realmente não estar muito bem esclarecida (tanto que dois nadadores dos EUA não puderam voltar do Brasil por que foram chamados para prestar um novo depoimento), o lutador não falou nada sobre o assunto. Tampouco xingou os norte-americanos e bla bla.

De acordo com uma reportagem da revista Veja, Renzo fez o que muitos fazem na internet: viu a mensagem e compartilhou sem checar que era verdadeiro ou falso. A grande diferença é que uma pessoa aproveitou o escorregão do lutador e “deu os créditos” a ele pelo texto só para dar mais credibilidade.

Isso é mais comum de acontecer do que você pensa. O caso de um dos boatos mais clássicos da história, o do texto sobre fraudes esportivas que começa como “se vocês soubessem o que aconteceu, ficariam enjoados” foi modificado depois que “Gunther Scwheitzer” repassou um e-mail e deixou a assinatura embaixo. Há casos médicos também com “assinaturas falsas”.

Resumindo: Renzo Gracie não denunciou a farsa dos nadadores norte-americanos. O texto que circula online nada mais é do que um compilado de notícias sobre o assunto com alguns adjetivos. Sobre o assalto ser verdadeiro ou falso, não podemos opinar. O negócio é esperar as investigações.