Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Palmeiras tem mundial interclubes reconhecido pela Fifa #boato

Palmeiras tem mundial interclubes reconhecido pela Fifa #boato

Boato – O Palmeiras já foi campeão mundial de futebol. A Fifa reconheceu o título da Copa Rio de 1951 da equipe brasileira.

Temos certeza que qualquer polêmica envolvendo Lula, Bolsonaro, Temer, Aécio ou quaisquer outros políticos não vai chegar aos pés da história de hoje. Por muito tempo pesquisamos sobre o assunto para chegar à resposta de um dos maiores mistérios dos últimos anos: afinal, o Palmeiras tem mundial?

A discussão surgiu em 2001, e ganhou repercussão, em 2007, após a diretoria do time apontar que a Fifa havia reconhecido a Copa Rio de 1951 como campeonato mundial. Desde então, torcedores do alviverde apontam que a equipe foi a primeira campeã mundial de futebol da história.

A decisão teve um reforço em 2013, quando o então ministro do Esporte, Aldo Rebelo (palmeirense fanático) recebeu um comunicado da entidade apontando que o time era campeão mundial e que havia provas até de jornais da época que o campeonato era considerado mundial. Leia texto publicado em 2014 no Portal Brasil.

Fifa chegou a enviar documento para o governo brasileiro, mas não reconhece mundial do Palmeiras
Fifa chegou a enviar documento para o governo brasileiro, mas não reconhece mundial do Palmeiras

Palmeiras já foi campeão mundial interclubes de futebol?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A Fifa enviou documentos para o Palmeiras falando do título, o time se autoproclama campeão mundial e até o governo brasileiro já se meteu na história. Mas será mesmo que o Palmeiras tem mundial interclubes? A realidade é dura, caro alviverde, mas a resposta é não. Vamos aos fatos.

É difícil falar de algo que aconteceu há muito tempo e, principalmente, no meio do futebol (que rende inúmeras discussões). Mas resolvemos adotar três critérios para definir e (tentar) bater o martelo quando a discussão.

O primeiro é em relação à época. Apesar de algumas manchetes de jornais (como a da Gazeta Esportiva) apontarem o Palmeiras como campeão mundial, o torneio não era uma unanimidade entre os veículos. Tanto a Folha da Manhã como a Folha da Noite (antecessoras da Folha de S. Paulo) reconheciam o título como de um “torneio internacional interclubes”. Veja nas imagens abaixo:

Consulta Folha da Manhã 24 de julho de 1951 sobre Palmeiras na Copa Rio
Consulta Folha da Manhã 24 de julho de 1951 sobre Palmeiras na Copa Rio
Consulta Folha da Noite 23 de julho de 1951 sobre Palmeiras na Copa Rio
Consulta Folha da Noite 23 de julho de 1951 sobre Palmeiras na Copa Rio

Para além disso, o próprio critério de classificação para o torneio não era global. Participavam, representando o Brasil, Palmeiras e Vasco (campeões paulista e carioca). Times de outros estados sequer tiveram a chance de se classificar. Os outros times também eram classificados de acordo com títulos nacionais e convidados (o que gera um critério subjetivo). Espanha, Inglaterra, Argentina, Alemanha e Hungria (que tinha uma grande seleção na época), por exemplo, ficaram sem representantes.

O segundo ponto está no reconhecimento “incompleto”. Por que a Fifa reconheceria o Palmeiras como campeão mundial e não fez o mesmo com Fluminense (que venceu a Copa Rio em 1952) e Vasco (campeão de 1953)? Seria, no mínimo incongruente.

O terceiro ponto e decisivo está na decisão oficial da Fifa. No dia 27/10/2017, a Federação Internacional de Futebol se pronunciou oficialmente sobre quem é e quem não é campeão mundial. De acordo com a entidade, todos os títulos desde 1960 são reconhecidos. Os trunfos da Copa Rio ficaram fora da lista. Aí você me pergunta: porque a Fifa manda documentos falando de título e na hora de reconhecer, não o faz? Não sabemos a resposta.

Resumindo: sei que os palmeirenses vão brigar (e muito), mas a realidade é que, apesar de e-mail, documentos e dossiês, a Fifa (apesar de documentos políticos) não reconhece o Palmeiras (tampouco Vasco e Fluminense) como campeão mundial de futebol. A situação pode até mudar no “tapetão” (se mudar, atualizaremos aqui), mas o melhor seria o alviverde imponente tentar uma conquista irrefutável.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.