Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Robert Mugabe manda prender atletas do Zimbábue após Olimpíadas #boato

Robert Mugabe manda prender atletas do Zimbábue após Olimpíadas #boato

Boato – ditador do Zimbábue, Robert Mugabe, ordenou que atletas do país fossem presos após Olimpíadas do Rio de Janeiro. O motivo: não ter ganho medalhas durante os jogos.

Já faz uma semana que as Olimpíadas do Rio de Janeiro acabaram, mas as lembranças ainda estão na memória dos brasileiros. E, por incrível que pareça, alguns boatos sobre o assunto ainda circulam na internet.

Robert Mugabe mandou prender atletas do Zimbábue, diz boato
Robert Mugabe mandou prender atletas do Zimbábue, diz boato

A mais nova história que apareceu online vem de bem longe: da África. Sites internacionais dão conta de que o ditador do Zimbábue, Robert Mugabe, mandou prender todos os 31 atletas que disputaram as Olimpíadas pelo país. O motivo seria um tanto quanto bizarro: eles não terem ganho nenhuma medalha. Leia o texto que circula online:

O ditador socialista do Zimbábue, Robert Mugabe, ordenou que todos os atletas do país que participaram das Olimpíadas no Rio de Janeiro sejam presos por não ganhar medalhas.

A prisão dos 31 atletas da delegação olímpica do Zimbábue aconteceu tão logo chegaram ao Aeroporto Internacional de Harare na última terça-feira. A melhor posição que os atletas do país conseguiram nas Olimpíadas foi um oitavo lugar.

Em declarações à imprensa, Mugabe disse que “desperdiçamos dinheiro do país com esses ratos que chamados de atletas” e que “se você não está disposto a se sacrificar para ganhar medalhas, não merece a liberdade”.

Robert Mugabe mandou prender atletas do Zimbábue após Olimpíadas?

Não é preciso dizer que a história causou polêmica e gerou muitos comentários na internet. Mas será mesmo que Robert Mugabe mandou prender os atletas por causa dos péssimos resultados do Zimbábue nas Olimpíadas? A resposta é não. Quer entender? Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

É fato que Mugabe é um dos governantes que está a mais tempo no poder em um país do mundo. Em um governo polêmico, ele está à frente do Zimbábue desde 1980. O regime dele é considerado um dos mais autoritários do mundo. Porém, ele ainda não chegou ao ponto de mandar prender atletas por causa de desempenho nos Jogos Olímpicos.

Quando a história começou a se espalhar, muitos sites publicaram informação sem chegar a fonte. Porém, a agência de notícias chinesa Xinhua fez diferente. Em vez de reproduzir a história, resolveu perguntar se ela fato ou boato. E o governo do Zimbábue respondeu dizendo que era boato. Vale lembrar que não era esperado que nenhum atleta do país beliscasse uma medalha. Até hoje, o país ganhou oito medalhas em toda história dos jogos.

De acordo com o texto da agência de notícias da China, o ministro do Esporte e Recreação do Zimbábue, Benson Dub, disse que a história nasceu nas redes sociais. Ele só não especificou qual era a fonte da informação. Mas essa o Boatos.org descobriu.

Antes de sair em diversos jornais sites do mundo a história surgiu na página onetainment.com. Só tem um detalhe que ninguém percebeu: a página é de notícias falsas.

Entre as informações que estão na página, está a “notícia” de que Bolt teria saído com uma menina de 14 anos no Brasil ou de que o atleta jamaicano teria perdido as medalhas no Brasil. Na parte “sobre nós” do blog é dito que onetainment.com nada mais é do que um blog satírico. Ou seja, de notícias falsas.

Resumindo: Robert Mugabe, presidente do Zimbábue, não mandou prender nenhum atleta depois das Olimpíadas do Rio de Janeiro. A história surgiu em um site de notícias falsas e foi “comprada” por muita gente na internet. Ou seja, boato.

Ps.: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Rafael Aranha. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou Facebook.