Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Lista de convocados do Brasil para a Copa de 2018 vazou na internet #boato

Lista de convocados do Brasil para a Copa de 2018 vazou na internet #boato

Boato – Vazou a lista de convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia. Técnico Tite optou por escolher apenas dois jogadores de times brasileiros (do Grêmio) na lista do Brasil para a Copa.

Agora é oficial. A partir do dia 14 de maio, os brasileiros vão voltar a respirar futebol. Na data, Tite, técnico da seleção brasileira, vai definir a lista dos 23 convocados para a Copa do Mundo de 2018. Como todo “bom assunto” que toma conta da pauta, é claro que boatos surgiriam por aí. E hoje vamos falar sobre algo ligado diretamente aos jogadores que vão para a Rússia.

Vazou na internet uma suposta lista de convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo. A imagem (que, no caso, vale por mil palavras) está acompanhada de um curto e sugestivo texto: “Vazou a lista dos convocados para a copa do mundo”. A lista teria os seguintes nomes e números:

1 – Alisson; 2 – Daniel Alves; 3 – Miranda; 4 – Pedro Geromel; 5 – Casemiro; 6 – Alex Sandro; 7 – Douglas Costa; 8 – Renato Augusto; 9 – Gabriel Jesus; 10 – Neymar; 11 – Philippe Coutinho; 12 – Marcelo; 13 – Marquinhos; 14 – Thiago Silva; 15 – Paulinho; 16 – Ederson; 17 – Fernandinho; 18 – Arthur; 19 – Willian; 20 – Tailson; 21 – Roberto Firmino; 22 – Danilo; 23 – Neto.

Olha aí a lista de convocados da seleção para a Copa que vazou
Olha aí a lista de convocados da seleção para a Copa que vazou

Lista de convocados da seleção brasileira para a Copa vazou na internet?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A tal lista está circulando muito entre os amantes (e especuladores) de futebol no WhatsApp. Mas será mesmo que é real a informação que aponta que vazou uma lista de convocados de Tite para a Copa do Mundo? A resposta é não. Dois detalhes denunciam a farsa: o histórico desse tipo de boato e as características da própria lista que circula na internet. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Como algumas pessoas devem saber, o Boatos.org foi criado em junho de 2013. Com isso, temos uma Copa “no currículo”. Também temos no currículo uma lista falsa de convocados do Brasil para o mundial. Às vésperas da convocação feita pelo técnico Luiz Felipe Scolari em 2014, uma lista falsa também vazou na internet. Depois da convocação, percebeu-se dois erros nela (na realidade, Miranda e Maxwell foram para a Copa e não Henrique e Alan Kardec).

É claro que a história não seria diferente em 2018. Algum espertinho se aproveitou das informações sobre os favoritos para a convocação, completou com alguns palpites, digitou, colocou uma assinatura e jogou na web. Mas como não existe crime perfeito, conseguimos achar diversos erros na lista.

O primeiro erro é de digitação. Os nomes de Philippe Coutinho (que está escrito como Phillippe Coutinho) e de Taison (que está escrito como Taíson) estão grafados de forma errada (e isso que nem checamos os sobrenomes). Na lista de Firmino, o país do Liverpool está marcado como “Liverpool”.

Esses poderiam ser explicados como “erros naturais”, mas há mais um detalhe: as assinaturas (inclusive a segunda, que se assemelha a uma bunda) não são de nenhum membro da seleção brasileira. É só comparar com a assinatura do técnico Tite e do coordenador técnico Edu Gaspar. Duvida? Então compara com essa imagem aqui no link.

Há outro detalhe interessante sobre os jogadores que estão na lista. De atletas que jogam em times brasileiros, há apenas dois convocados: Pedro Geromel e Arthur (ambos do Grêmio). Parece que os torcedores do Grêmio ficaram insatisfeitos com essa lista e refizeram uma com 21 jogadores do time. Só faltou chamar o Renato Portaluppi para treinar o time…

Resumindo: a história que aponta que vazou uma lista de convocados de Tite para a Copa do Mundo é falsa. Além de essa história de lista vazada ser manjada, o “documento” está com diversas informações erradas e assinaturas falsas. Agora, só resta saber quantos nomes da lista o boateiro acertou. Eu tenho um palpite: vão ser menos do que os 21 acertados pela lista falsa de 2014.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164