Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Justiça vai multar quem sair de casa sem ingresso nas Olimpíadas #boato

Justiça vai multar quem sair de casa sem ingresso nas Olimpíadas #boato

Boato – Justiça do Rio de Janeiro vai multar pessoas que saírem de casa sem ingresso para as Olimpíadas. A ideia é evitar trânsito nos jogos.

Agora é contagem regressiva mesmo. Na próxima sexta-feira, 05 de agosto, será a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Os preparativos estão a mil, os atletas já chegaram, os espectadores do evento também estão a caminho. O país parece já estar no clima dos jogos e algumas modalidades nem esperarão pela abertura – começam no dia 3.

Boato diz que justiça do Rio vai multar quem sair de casa sem ingresso para as Olimpíadas
Boato diz que justiça do Rio vai multar quem sair de casa sem ingresso para as Olimpíadas

Porém, a dias do início a tensão que tem pairado sobre as pessoas por causa de possíveis ações terroristas e os problemas estruturais da cidade, agora os moradores do Rio de Janeiro têm mais uma questão para lidar. Segundo uma notícia que estão espalhando na internet, a justiça decidiu multar os moradores que circularem pela cidade sem ingresso para as Olimpíadas. O motivo? Evitar trânsito e confusões durante o evento esportivo. Confira:

Depois da multa de R$ 1,5 mil para quem trafegar, sem autorização, nas faixas olímpicas, reservadas a delegações e “aspones” da Olimpíada, agora a justiça decidiu multar o carioca que sair de casa sem ingresso para os jogos. A medida visa evitar que gente que não tenha nada a ver com a competição circule livremente pela cidade, piorando o trânsito a atrapalhando o evento.

Com o ingresso, o morador vai poder conferir tranquilamente os Jogos Olímpicos. Caso não tenha, a pessoa já será barrada na saída da sua casa, sendo obrigada a voltar imediatamente e ver tudo pela TV. “O morador já tem o ano inteiro pra curtir o Rio e nada mais justo que ele nos ajude a melhorar o trânsito ficando em casa durante esses 19 dias. E mais, a segurança de todos é prioridade. E como sabemos que o Rio é muito violento, é mais seguro não sair mesmo”, disse uma fonte do judiciário.

A Justiça do Rio vai multar quem sair de casa sem ingresso para as Olimpíadas?

As pessoas tem compartilhado essa história crentes de que ela é verdadeira, apesar de não ser. Como a maioria dos boatos que já esclarecemos aqui, essa notícia, completamente inventada, usa a básica fórmula das balelas – pega uma informação verdadeira para “distrair” os leitores e joga as mentiras no mesmo “balaio”.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Por mais chocante que pareça, de fato a Prefeitura do Rio de Janeiro definiu a aplicação de multas de R$1,5 mil para quem transitasse indevidamente nas faixas olímpicas (as faixas especiais estabelecidas na cidade para circulação de atletas e pessoal ligado à organização do evento). A justiça, aliás, proibiu que as multas fossem cobradas e suspendeu a determinação da prefeitura.

No entanto, o resto da história é conversa fiada. Não há nenhuma proibição definindo que os cariocas não deixem suas casas só por que não têm ingressos para as Olimpíadas, isso é bem absurdo para ser real. E mais, esse boato foi inventado pelo site Sportista,  o site de esportes do famoso Sensacionalista, sim aquele que assumidamente cria notícias engraçadas e falsas, na internet.

Tanto é assim, que diferente da questão das multas – que foi amplamente coberta pela imprensa – nada, nadinha, veio à tona nos jornais e grande mídia sobre proibição de ir às ruas. Até porque, pensando logicamente, a polícia terá muito mais o que fazer do que ficar de porta em porta fiscalizando quem sai ou não sem ingresso.

Recapitulando, apesar dos compartilhamentos com mensagens de ódio e de ‘onde já se viu uma coisa dessas’, não haverá multas para quem sair de casa sem ingressos para as Olimpíadas no Rio de Janeiro. Essa história é balela total, uma piada. Aos cariocas, saibam que a cidade continua sendo de todos, e sobre o resto – que comecem os jogos!