Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Informação falsa: exame antidoping pode tirar Alemanha da Copa

Informação falsa: exame antidoping pode tirar Alemanha da Copa

Boato diz que Alemanha pode ser eliminada da Copa após exame antidoping
Boato diz que Alemanha pode ser eliminada da Copa após exame antidoping

Boato – Três jogadores da Alemanha testaram positivo no exame antidoping. É possível que o Brasil jogue a final contra a Argentina.

A partida Alemanha 7 x 1 Brasil já é, com certeza, o jogo que mais sofreu com boatos na história do futebol. Nesses dias, o Boatos.org já desvendou alguns boatos a respeito da partida: a história do Gunther Schweitzer, a compra do jogo pelas Casas Bahia, a compra do jogo pelo sheik árabe e até a suposta fraude da lesão de Neymar. Não satisfeito, o jogo levanta mais uma história, no mínimo, estranha.

De acordo com um texto que está circulando pelo Facebook, uma falha da Alemanha pode trazer novamente a esperança do hexacampeonato para o Brasil. Depois de “voarem”, contra o Brasil, foi feito o exame antidoping no time da Alemanha e três foram pegos no exame. O time seria desclassificado. Leia:

Está explicado porque a Alemanha ganhou do Brasil. Foram feitos exames antidoping nos jogadores da Alemanha e três desses jogadores foram flagrados usando substâncias ilícitas a fim de melhorar seu desempenho. Segundo a lei do esporte é proibido qualquer tipo de substâncias ilícitas. Com isso a Alemanha pode ser desclassificada, tudo é possível que o Brasil jogue na final com a Argentina

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

É claro que a história tem tudo para ser falsa. Mas vamos lá, né? Vai que você acreditou. O primeiro ponto está no tipo de punição que a própria Fifa daria no caso de um exame antidoping positivo. Apesar de, possivelmente, o doping melhorar o desempenho de um jogador (apesar de não influenciar tanto no futebol), a Fifa não anula jogos com atletas pegos no exame.

Em 1994, a Argentina ganhou da Nigéria por 2 a 1 no Mundial dos Estados Unidos. Ao final do jogo, Maradona foi sorteado no exame antidoping e testou positivo para efedrina. Ele foi suspenso do futebol. Mas a Argentina não perdeu os pontos do jogo e seguiu na competição.

O segundo ponto é que a Fifa afirmou, após as semifinais da Copa do Mundo, que nenhum atleta foi pego no exame antidoping durante o Mundial de 2014. Ou seja, não há chances de ter pego três jogadores.

Só para terminar. Se você foi uma das pessoas curiosas que clicou no link, provavelmente, caiu em um site de criação de posts falsos para o Facebook. Ou seja, nem precisava de todo o conhecimento adquirido neste post para saber que a história é falsa. É isso gente. É fato que o Brasil perdeu, foi massacrado e está sem chances de ganhar o hexa jogando em casa. Pelo menos em 2014.