Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Informação errada: TV Globo desiste de transmitir Fórmula 1 em 2015

Informação errada: TV Globo desiste de transmitir Fórmula 1 em 2015

Notícia diz que globo deixará de transmitir a F1
Notícia diz que globo deixará de transmitir a F1

Boato – Corridas de F1 deixarão de ser transmitidas na TV aberta e SporTV será a emissora oficial do campeonato a partir da nova temporada.

‘É dada a largada!’ Como ler essa frase sem imaginar a voz do narrador Galvão Bueno num domingo, de Sol ou chuva, pela manhã? Impossível. Quem acompanha ainda que minimamente a programação da TV Globo, sabe que essa frase, o narrador e as corridas de Fórmula 1 são marcas do dia mais preguiçoso da semana na Vênus platinada.

Agora, imaginem um mundo em que na manhã de domingo vocês se levantem ainda meio sonolentos, sentam-se na frente da televisão ligada no Esporte Espetacular e o programa não tenha sido interrompido para a transmissão da F1. Conseguiram? Não? Nem nós.

MAS (em caixa alta que é para chamar a atenção mesmo) segundo matéria da Revista Quatro Rodas divulgada na terça-feira (05), isso será bem mais que uma possibilidade, será real a partir de 2015. O texto aponta o atual presidente do São Paulo F.C, Carlos Miguel Aidar, como fonte da informação. Confira trecho da matéria original:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

GLOBO DESISTE DA FÓRMULA 1 A PARTIR DE 2015

Decisão encerra 44 anos de transmissões pela TV aberta da modalidade; corridas serão transmitidas apenas pelo SporTV

A Globo não vai mais transmitir ao vivo, a partir do ano que vem, as provas do circuito mundial de Fórmula 1. A medida já está acertada com a FOM (Formula One Management), entidade que gerencia as atividades comerciais da modalidade no mundo. Segundo o advogado da FOM (e atual presidente do São Paulo Futebol Clube), Carlos Miguel Aidar, o acerto é para que as provas sejam exibidas apenas no SporTV, canal por assinatura das Organizações Globo. A Fox começou a negociar a compra dos direitos de transmissão no ano passado, mas não avançou.

Na prática, a redução das transmissões já começou. A Globo começou a encurtar as transmissões dos treinos livres de Fórmula 1. Desde 19 de julho, no Grande Prêmio da Alemanha, os testes preparatórios deixaram de ser exibidos na íntegra.

 

A informação original que anunciou o fim da F1 na TV aberta brasileira também afirmava que o campeonato mundial de automobilismo seria transmitido pela SporTV, canal pago que pertence às Empresas Globo.

Outro argumento utilizado para justificar a mudança na grade da TV Globo é a queda constante de audiência durante as corridas.De fato, o canal está capengando com valores que chegam a 8,7 pontos e passa sufoco com as emissoras concorrentes (Record e SBT) mas se mantém na liderança.

Claro que a notícia dada pela revista foi um típico tapa na cara da sociedade. Pouco tempo depois veio a resposta da TV Globo: essa informação é falsa. Segundo a emissora, as transmissões não só continuam em 2015 como se estendem até pelo menos 2020, quando termina o recente contrato assinado com a FOM (Formula One Management). E mais, o contrato prevê multa de rescisão e exige a transmissão de todas (novamente, todas) as corridas.

Vale apontar que só a questão da audiência não sustenta a ideia de que a TV Globo deixaria de transmitir a F1. Aliás, a diminuição da audiência da F1 não é só um problema da emissora brasileira, na Itália, Espanha, Alemanha e outros países também houve queda. Isso se deve também à migração do expectador para a TV paga.

Com tantos argumentos, até a Quatro Rodas “calçou as sandálias da humildades” e modificou a matéria original e afirma que a emissora ‘pode desistir da F1 em 2015’. Trocou o título que era “vai” para “pode” e colocou toda a história no condicional. Mas aí o boato já havia se espalhado em blogs do tipo “copia e cola”. Resumindo, mesmo com a queda da audiência, a Globo não vai encerrar as transmissões de Fórmula 1.