Informação errada: TV Globo desiste de transmitir Fórmula 1 em 2015

Notícia diz que globo deixará de transmitir a F1
Notícia diz que globo deixará de transmitir a F1

Boato – Corridas de F1 deixarão de ser transmitidas na TV aberta e SporTV será a emissora oficial do campeonato a partir da nova temporada.

‘É dada a largada!’ Como ler essa frase sem imaginar a voz do narrador Galvão Bueno num domingo, de Sol ou chuva, pela manhã? Impossível. Quem acompanha ainda que minimamente a programação da TV Globo, sabe que essa frase, o narrador e as corridas de Fórmula 1 são marcas do dia mais preguiçoso da semana na Vênus platinada.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Agora, imaginem um mundo em que na manhã de domingo vocês se levantem ainda meio sonolentos, sentam-se na frente da televisão ligada no Esporte Espetacular e o programa não tenha sido interrompido para a transmissão da F1. Conseguiram? Não? Nem nós.

MAS (em caixa alta que é para chamar a atenção mesmo) segundo matéria da Revista Quatro Rodas divulgada na terça-feira (05), isso será bem mais que uma possibilidade, será real a partir de 2015. O texto aponta o atual presidente do São Paulo F.C, Carlos Miguel Aidar, como fonte da informação. Confira trecho da matéria original:

GLOBO DESISTE DA FÓRMULA 1 A PARTIR DE 2015

Decisão encerra 44 anos de transmissões pela TV aberta da modalidade; corridas serão transmitidas apenas pelo SporTV

A Globo não vai mais transmitir ao vivo, a partir do ano que vem, as provas do circuito mundial de Fórmula 1. A medida já está acertada com a FOM (Formula One Management), entidade que gerencia as atividades comerciais da modalidade no mundo. Segundo o advogado da FOM (e atual presidente do São Paulo Futebol Clube), Carlos Miguel Aidar, o acerto é para que as provas sejam exibidas apenas no SporTV, canal por assinatura das Organizações Globo. A Fox começou a negociar a compra dos direitos de transmissão no ano passado, mas não avançou.

Na prática, a redução das transmissões já começou. A Globo começou a encurtar as transmissões dos treinos livres de Fórmula 1. Desde 19 de julho, no Grande Prêmio da Alemanha, os testes preparatórios deixaram de ser exibidos na íntegra.

 

A informação original que anunciou o fim da F1 na TV aberta brasileira também afirmava que o campeonato mundial de automobilismo seria transmitido pela SporTV, canal pago que pertence às Empresas Globo.

Outro argumento utilizado para justificar a mudança na grade da TV Globo é a queda constante de audiência durante as corridas.De fato, o canal está capengando com valores que chegam a 8,7 pontos e passa sufoco com as emissoras concorrentes (Record e SBT) mas se mantém na liderança.

Claro que a notícia dada pela revista foi um típico tapa na cara da sociedade. Pouco tempo depois veio a resposta da TV Globo: essa informação é falsa. Segundo a emissora, as transmissões não só continuam em 2015 como se estendem até pelo menos 2020, quando termina o recente contrato assinado com a FOM (Formula One Management). E mais, o contrato prevê multa de rescisão e exige a transmissão de todas (novamente, todas) as corridas.

Vale apontar que só a questão da audiência não sustenta a ideia de que a TV Globo deixaria de transmitir a F1. Aliás, a diminuição da audiência da F1 não é só um problema da emissora brasileira, na Itália, Espanha, Alemanha e outros países também houve queda. Isso se deve também à migração do expectador para a TV paga.

Com tantos argumentos, até a Quatro Rodas “calçou as sandálias da humildades” e modificou a matéria original e afirma que a emissora ‘pode desistir da F1 em 2015’. Trocou o título que era “vai” para “pode” e colocou toda a história no condicional. Mas aí o boato já havia se espalhado em blogs do tipo “copia e cola”. Resumindo, mesmo com a queda da audiência, a Globo não vai encerrar as transmissões de Fórmula 1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)