Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Informação errada: Interpol investiga fraude na final da Copa, diz CNN

Informação errada: Interpol investiga fraude na final da Copa, diz CNN

Boatos dizem que Copa do Mundo foi comprada e Brasil será campeão
Boatos dizem que Copa do Mundo foi comprada e Brasil será campeão

Boato – Equipe da Interpol está vindo ao Brasil para investigar possível manipulação na final da Copa do Mundo entre Argentina e Alemanha.

O final da Copa do Mundo está recheado de denúncias que apontam para manipulação de resultados de partidas no Mundial. Após o Brasil tomar 7 a 1 da Alemanha e Neymar se machucar misteriosamente, um vídeo que circula na internet começa a levantar suspeitas de manipulação em relação ao resultado da final da Copa do Mundo entre Alemanha e Argentina.

O vídeo vem de uma fonte relativamente confiável, a Globo News e cita outra fonte também confiável, a rede americana CNN. Com a apresentação de Sidney Rezende, o vídeo de cerca de um minuto aponta que a Interpol está vindo ao Brasil para investigar supostas suspeitas de manipulação de resultados na final da Copa. O vídeo cita que a final da Copa do Mundo teria sido arranjada, ou seja, comprada. Veja o vídeo:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

É inegável que o vídeo é real. Mas nem por isso podemos dizer que a final da Copa do Mundo está comprada. Vamos aos fatos:

O primeiro fato é a data da notícia. Apesar de divulgado na internet apenas no dia 10 de julho, a história é datada do início de junho. E, apesar de ter sido citado pelo âncora que haviam suspeitas perante a final do Mundial, nada mais foi falado pela repórter. Neste sentido, temos dois caminhos a seguir.

O primeiro é em relação a Interpol investigar manipulação na final da Copa do Mundo. Como foi possível ver, a Globo News deu um show em não apurar nada. Alguém da produção viu a notícia e ela foi reproduzida.

A própria Interpol desmentiu a informação não só de investigação sobre a final da Copa do Mundo como também de suspeitas de resultados durante o Mundial. O Boatos.org já desmentiu o assunto neste link.

Mas só para reforçar. A própria Globo resolveu correr melhor atrás da história desmentiu qualquer hipótese da Interpol estar realizando investigações de manipulação de resultados no Mundial. Sendo assim, fica claro que a história é falsa. Não há suspeita de manipulação na final da Copa nem da CNN e nem da Interpol. O que aconteceu foi, no máximo, um erro das emissoras ao divulgar a notícia.

Agora vamos ao segundo ponto. É possível que exista manipulação de resultados em algum jogo da Copa do Mundo? Sim é a resposta. A própria Fifa investiga a partida entre Camarões e Croácia, que terminou 4 a 0 para os europeus. A suspeita é que apostadores podem estar por trás dos resultados. Porém, nada de concreto foi certificado. Ou seja, é mais um boato.