Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Fotos dos corpos das vítimas de acidente com avião da Chapecoense vazam na web #boato

Fotos dos corpos das vítimas de acidente com avião da Chapecoense vazam na web #boato

Boato – Imagens compartilhadas pelo WhatsApp mostram os corpos das pessoas que morreram na queda do avião da Chapecoense.

O baque causado pela queda do avião que levava a Chapecoense, convidados e jornalistas até a Colômbia ainda é forte. O Brasil acordou para mais um dia e viu o assunto em todos os noticiários e conversas paralelas. Por um tempo será assim, até que o choque passe e novos acontecimentos substituam essa tragédia.

Enquanto o acidente está em alta na mídia e na boca do povo, o que também não faltam são boatos envolvendo o tema. Isso, infelizmente, é típico de situações como a que ocorreu na madrugada de ontem. Mais cruel ainda é a mania insistente das pessoas em compartilhar fotos dos corpos das vítimas de tragédias assim.

Pois é isso que, aparentemente, estão fazendo via redes sociais. Tem gente compartilhando imagens dos corpos das vítimas que faleceram no voo que nunca chegou a Medellín. As fotos chegam intituladas da maneira mais tosca: “Fotos do acidente do avião da Chapecoense”.

Vazaram fotos dos corpos das vítimas do acidente com o avião da Chapecoense?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Antes de mais nada, a ressalva: um compartilhamento, qualquer que fosse, começando por “fotos do acidente” deveria ser automaticamente ignorado. Um texto com um título assim não deveria ser lido, um link com esse nome deveria ser excluído e não clicado. Acontece que por algum motivo existem pessoas que ainda fomentam esse tipo cruel e desnecessário de exposição.

Se você recebeu alguma postagem assim e viu, saiba que as imagens não são dos corpos vitimados no acidente com o avião da Chapecoense. As fotos que estão circulando por aí com esse nome são na verdade dos corpos das vítimas do voo 1907 da Gol, que caiu em 2006.

Sim, além de desrespeitosas e inconvenientes, as pessoas que têm visto e compartilhando essas imagens estão erradas (em todos os sentidos da palavra). As fotos, de fato muito fortes, circulam na web desde a fatídica tragédia que matou todos os 154 passageiros a bordo daquele voo.

Se já é doentio ver imagens do tipo quando elas são verdadeiras, quando são falsas tudo é mais feio ainda. E que se saiba: compartilhar fotos de cadáveres é crime. O desrespeito ou humilhação dos corpos é vilipêndio a cadáver, ato considerado criminoso. Consta no Código Penal Brasileiro e é passível de multa e/ou detenção de um a três anos.

Por alguma razão, é comum que imagens de cadáveres se espalhem na internet. Existem sites muito visitados (vai entender) especializados em divulgar fotos bizarras como corpos de pessoas mortas.

Aliás, essa péssima prática nem mesmo é um costume recente. Quando a internet ganhava seus primeiros adeptos ainda, imagens fortes como a dos corpos dos meninos da banda Mamonas Assassinas – também vítimas de uma queda de avião – já circulavam por aí.

Ao fim, as imagens que tem circulado como sendo dos corpos das vítimas do avião que levaria a delegação da Chapecoense à final da Copa Sul-Americana não são verdadeiras. Ou melhor, são, mas de outra tragédia da aviação.

E isso não faz diferença alguma. Ver e compartilhar imagens assim desrespeita quem partiu e quem ficou. Embora acreditemos firmemente que bom senso e educação já bastariam para essas situações, na falta deles, vale por em prática aquele velho conselho: se fosse com você ou algum parente seu você iria gostar?

PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Jones Heller e outros dois leitores. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.