Falso cadeirante carregou tocha olímpica #boato

By | 07/05/2016

Boato – A farsa foi descoberta. Comitê Olímpico usou falso atleta paraolímpico cadeirante para carregar tocha olímpica e comover as pessoas.

As Olimpíadas do Rio de Janeiro acontecem em agosto deste ano e as polêmicas parecem que chegaram ao Brasil junto com a tocha olímpica. Circula na internet um vídeo que aponta que a organização dos Jogos Olímpicos usou um falso cadeirante para carregar a tocha. A “prova” da farsa seria um vídeo em que ele se levanta após cair da cadeira. Assista ao vídeo e veja o que escreveram:

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Falso cadeirante carregou tocha olímpica e farsa foi desmascarada, diz boato

Falso cadeirante carregou tocha olímpica e farsa foi desmascarada, diz boato


Falso cadeirante carregando a tocha olímpica cai no chão e apóia com as pernas! Que vergonha.

É IMPRESSIONANTE! No país da pilantragem e falsidade, até o cadeirante da Tocha Olímpica É FALSO!

Essa tocha deve ter sido ungida por um pastor, e deu-se o milagre. Kkkkkkkk

A história já foi motivo para levantar suspeitas de que estava se usando a imagem de um falso cadeirante para comover as pessoas. Mas será mesmo que a história é essa? Vamos aos fatos.

Para começar, a pessoa em questão na imagem é o atleta de basquete em cadeira de rodas João Paulo Nascimento. De fato, ele não é paraplégico (e nem ninguém nunca falou isso). Porém, ele tem sim uma deficiência chamada “Geno Valgo”, conhecida como “joelho em X” (mesmo deficiência que tinha o craque Garrincha). A deficiência o credencia em disputar competições no esporte paralímpico, mesmo que não precise utilizar as cadeiras de rodas no dia a dia.

No seguinte vídeo, ele explica a polêmica. Entre os pontos, ele explica que se fosse paraplégico nem poderia usar a cadeira. Ele também explica que queria fazer uma manobra para ficar em uma roda só, mas uma pessoa se assustou e segurou a cadeira. Aí ele caiu.

Resumindo: ao contrário do que estão falando, ele é deficiente físico e atleta de basquete paralímpico. Em nenhum momento ele falou que era paraplégico e a falsa (essa sim) polêmica foi levantada após a má interpretação da imagem. Para terminar, vamos usar as palavras que ele usou: “Olha, lê, pesquisa antes de falar. Vocês estão falando muita abobrinha. Estão falando um monte de besteira, entendeu?”. #ficaadica.

7 thoughts on “Falso cadeirante carregou tocha olímpica #boato

  1. Eu

    Falso. Pra que ir em cadeira de rodas? Mesma perna torta do garrincha? Este corria e nunca usou cadeira de rodas. Vexame!

    Reply
  2. broca

    mesmo problema que Garrincha?! então dá até para jogar na seleção..

    Reply
  3. Marcio Tex

    Acontece que João Paulo não é paraplégico, mas em nenhum lugar foi dito que ele tem esse problema! Além disso, o rapaz também deixa isso bem claro em todas as entrevista que dá e nas fotografias suas que ele mesmo posta em suas redes sociais!

    Na verdade, o atleta possui um um desalinhamento nos membros inferiores que faz com que seus joelhos sejam são forçados “para dentro” enquanto que os pés ficam “para fora”. Os indivíduos com a má-formação chamada de Geno Valgo tem as pernas com o formato de “X”.

    Explicando a situação de João Paulo Nascimento, ele possui força nas pernas, mas como tem dificuldades de locomoção, sua condição o tornou apto a participar do time paraolímpico de basquete.

    Acontece que para se adequar aos demais jogadores (cada um possui um tipo diferente ou igual de locomoção), cada atleta é classificado de acordo com o seu comprometimento físico-motor em uma escala que vai de 1 a 4,5. Quanto maior a deficiência do jogador, menor a sua pontuação.

    João Paulo mostra em seu perfil do Facebook que era jogador de basquete convencional, mas um acidente sofrido em 2005, somado a uma série de eventos, fez com que ele entrasse para o time paraolímpico!

    Eu um vídeo publicado no dia 06 de maio de 2016, o atleta explica que não é paraplégico e que usa a cadeira de rodas esporadicamente no dia-a-dia e para jogar basquete.

    Reply
  4. marco paulo

    quanta palhaçada…. vai um pobre ter isso e tentar aposentar pra ver se o governo fala q ele tem deficiencia…..

    Reply
  5. André Basílio

    Prezados, portadores de Geno Valgo NÃO SÃO considerados deficientes físicos na legislação brasileira! Confiram esta informação por favor. O vídeo afirma que o atleta não é cadeirante (ele realmente NÃO É cadeirante, pois não precisa da cadeira de rodas no dia-a-dia, e nem a usa, a não ser para jogar basquete). O vídeo também afirma que ele não é deficiente físico, que tecnicamente ele também NÃO É.

    Reply
  6. Evelyn

    Em primeiro lugar quem tem geno valgo não dá pra ser considerado deficiente. Segundo, que pela imagem esse valgo não parece nada evidente, se tiver deve ser muito leve. Terceiro, o Garrincha não tinha valgo e sim geno varo e nunca foi considerado deficiente físico. Ou seja, palhaçada mesmo!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *