Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Balela: vaiar na Copa pode dar de 20 a 50 anos de cadeia, diz projeto

Balela: vaiar na Copa pode dar de 20 a 50 anos de cadeia, diz projeto

Vaiar durante a Copa pode dar cadeia, diz boato
Vaiar durante a Copa pode dar cadeia, diz boato

Boato – A senadora Gleisi Hoffmann (PT) teria sugerido projeto de lei que prevê que torcedor que vaiar durante a Copa do Mundo pode pegar de 20 a 50 anos de cadeia

Em 2014, o tema que gerou maior número de matérias para o Boatos.org foi, sem dúvidas, a Copa do Mundo. Os protestos que podem dar 30 anos de prisão, o cancelamento do evento, a matéria da revista France Football que detonava o Brasil, a obrigatoriedade de pintar a casa, os 300 mil policiais cubanos contratados, a convocação falsa e a mensagem subliminar no logo tipo são apenas alguns dos boatos envolvendo o evento.

A mais nova notícia que envolve a Copa do Mundo afirma que a senadora pelo Estado do Paraná, Gleisi Hoffmann (PT), criou um projeto de lei que proíbe as vaias nos estádios durante o maior evento futebolístico do mundo.

A notícia foi divulgada pelo blog de Joselito Müller que afirma, ainda, que a pessoa que vaiar pode perder o Bolsa Família, além de pegar de 20 a 50 anos de cadeia. O texto já repercute nas redes sociais, ao ponto de gerar mais de 9 mil compartilhamentos em uma página do Facebook. Confira o texto na íntegra abaixo: 

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O Senado discute em regime de urgência o projeto de lei, de autoria da senadora Gleisi Hoffman, do PT, que proíbe vaias nos estádios durante a copa do mundo. Segundo a autora da proposta, “o objetivo é evitar que a chefe do poder executivo sofra constrangimento diante de todo o planeta durante o evento”. A iniciativa se deu após as sucessivas vaias que a presidente Dilma vem sofrendo em todo país.

Segundo a senadora, “caso aprovada a proposta, quem for flagrado vaiando poderá perder o Bolsa Família e pegar de 20 a 50 anos de cadeia”. Parlamentares de oposição acham exarada a pena, e se articulam para barrar a aprovação do projeto”.

Com simples pesquisas podemos provar que a informação veiculada é falsa, como pesquisar no Google “Gleisi vaias copa”. E não aparecerá nenhum dos grandes portais divulgando essa informação – ou sites como UOL e Terra não comentariam um projeto de lei como esse?

A mesma pesquisa pode ser realizada no site do Senado e nenhum resultado será encontrado. O blog  já foi investigado pela Polícia Federal devido a uma notícia envolvendo a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário.

Para finalizar, vale destacar que o blog veicula, assumidamente, apenas notícias fictícias. Não passa de uma brincadeira, como podemos ver na logo do blog que mistura Coca-Cola e McDonald’s com Jean Wyllys e o símbolo do Comunismo. Ou seja, é mais uma balela que circula na internet.