Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Balela: Japão estaria na Copa se não pensasse só em saúde e educação, diz Lula

Balela: Japão estaria na Copa se não pensasse só em saúde e educação, diz Lula

Lula teria falado sobre o time do Japão na Copa, diz boato
Lula teria falado sobre o time do Japão na Copa, diz boato

Boato – Lula diz que Japão não teria sido eliminado da Copa se não pensasse apenas em saúde e educação

A Copa das Copas, que está sendo a Copa dos Memes, também está sendo a Copa dos Boatos. Depois de toda a polêmica em torno dos gastos com o Mundial da Fifa de 2014, agora que a Copa começou, sempre surgem rumores e falsas declarações em torno de pessoas envolvidas com o evento internacional.

A Dilma já foi uma vítima desses boatos, com a montagem dela mostrando o dedo do meio no estádio na Copa e agora o alvo é o ex-presidente Lula. Um texto que circula na internet apresenta uma declaração de Lula, onde ele diz que o Japão ainda estaria na Copa se não pensasse só em saúde e educação. A notícia, na íntegra, fala:

Lula diz que Japão ainda estaria na Copa caso não pensasse só em saúde e educação

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O ex-presidente Lula voltou a defecar pela boca na manhã de hoje, ao avaliar o desempenho da seleção japonesa na Copa do Mundo: “o Japão é um país de primeiro mundo. Mas não ganhou um jogo sequer na Copa do Mundo. Primeiro perdeu da Costa do Marfim, depois empatou com a Grécia e, por fim, levou uma goleada da Colômbia. O problema do Japão é que eles só pensam em educação e saúde. Se investissem também em futebol ainda estariam na copa”.

Lula ainda declarou que “O Japão poderia ter evitado uma vergonha dessas. Ser desclassificado na primeira fase foi demais para um país que deu ao mundo o Picachú e o Jaspion” O imperador japonês, Nahurito, declarou que por causa das declarações de Lula, cogita vender algumas escolas e hospitais para a Fifa e incentivar times de futebol no país. Os dirigente da Fifa elogiaram as declarações de Lula.

Este texto foi compartilhado mais de 10 mil vezes no Facebook, tuitado 872 e recebeu quase 400 comentários. Detalhe: o site que publicou a notícia não é nenhum veículo noticioso de credibilidade, basta dar uma olhada nas demais notícias publicadas, são todas com caráter humorístico e irônico, com títulos como “Dilma diz que não irá à final da copa porque vai fazer exame de fezes na mesma data” e “Torcedor joga peça de Sófocles em jogador grego e é preso por racismo”.

Os sites de matérias falsas e humorísticas já viraram febre na internet, mas o problema é que nem todas as pessoas percebem a linha tênue entre as notícias verdadeiras e estas notícias. Alguns leitores realmente levam a sério os textos, o que é possível notar pelos comentários, como “O Japão está corretíssimo futebol é coisa de país subdesenvolvido, se a fifa quiser comprar o lula e sua corja, eu contribuo” ou “O início deste gesto mostra que o Brasil precisa imitar o Japão”.

Outro site que publicou o mesmo texto foi o Falsas Notícias. O nome do veículo já diz tudo.  Além da linha editorial dos sites que publicaram a notícia, outros aspectos do texto demonstram que é um boato, por exemplo, o texto cita o imperador japonês Nahurito, mas o nome do imperador é Akihito. Também cita fontes vagas e frases com erros de português: “Os dirigente da Fifa elogiaram as declarações de Lula”.

Resumindo, o texto é falso, mais um boato que surge durante a Copa das Copas, envolvendo polêmica, políticos e o Mundial. Lula fez algumas declarações durante o evento, como dizer que Inglaterra foi eliminada por “não estar acostumada a jogar em estádios tão bons”, que gerou repercussão na mídia, mas sobre o Japão investir em saúde e educação, e não em futebol, é balela.

PS: esse artigo foi uma sugestão do leitor Sandro Anderson. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.