Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Balela: Fifa financiou reeleição de Dilma, diz FBI

Balela: Fifa financiou reeleição de Dilma, diz FBI

Boato – Investigação do FBI descobre que Fifa desviou dinheiro para colaborar com a reeleição de Dilma Rousseff.

Durante a Copa do Mundo no Brasil desmentimos vários boatos aqui no site. Desde a fratura forjada de Neymar a declarações clássicas de que o 7×1 para a Alemanha foi combinado, foi um mês lindo para quem gosta de futebol e de balelas.

Segundo boato no Facebook, Fifa ajudou Dilma a se reeleger
Segundo boato no Facebook, Fifa ajudou Dilma a se reeleger

Agora, com as acusações do FBI que colocaram a Fifa, maior órgão do futebol mundial, como pivô de um escândalo sem precedentes, mais uma vez o esporte das massas é fonte de histórias falsas. Com um agravante, também tem política no meio da coisa toda.

Uma postagem no Facebook anuncia em letras garrafais ‘FBI CONFIRMA: FIFA DESVIOU DINHEIRO PARA AJUDARNA REELEIÇÃO DE DILMA’. A montagem com as imagens do FBI, de Dilma e do ex-presidente da Fifa, Joseph Battler, já rendeu mais de 8.600 compartilhamentos e vem acompanhada da seguinte nota:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

‘FONTE: NEW YORK NEWS

FBI CONFIRMA: FIFA FINANCIA REELEIÇÃO DA PRESIDENTE DO BRASIL

O tenente Jack Houser, chefe da investigação do caso de corrupção da FIFA na América, confirma que a organização auxiliou na reeleição de Dilma Rousseff, atual presidente do Brasil.

Segundo o oficial, a Copa do Mundo de Futebol de 2014 só foi realizada no Brasil porque o governo do PT fez um acordo com a FIFA para que ambos saíssem lucrando: a organização futebolística lucraria com a isenção de impostos e a rede de apostas nos jogos (todos comprados), enquanto o partido receberia apoio financeiro para a reeleição da atual presidente.

“Só isso explica o fato dos EUA não terem ganhado essa copa ridícula”, explica Houser. “Somos o melhor país do mundo, não faz sentido não sermos campeões mundiais de futebol. FIFA e PT venderam a copa por uns trocados. São uma verdadeira máfia, esses bandidos”’.

Antes de destrinchar esse boato vamos esclarecer que a tal fonte não existe. Vasculhamos a internet em busca do ‘New York News’ e nenhum veículo com esse nome apareceu. Claro, encontramos o The New York Times, o New York Daily News, mas nada do referido na postagem.

Pois bem, agora vamos às outras bobagens dessa história:

  1. Não existe hierarquia militar no FBI, logo não há tenentes. O FBI (Federal Bureau of Investigation) é uma unidade de polícia do Departamento de Justiça dos Estados Unidos que tem jurisdição federal no país. Então, se de fato existe um Jack Hauser, ele não é tenente.
  2. No site do FBI não consta nenhuma informação do tipo sobre a investigação da Fifa. Aliás, o site oficial do departamento de investigação é bem cauteloso sobre o assunto. Coisas de FBI.
  3. Segundo O Estadão, fontes próximas à investigação da Fifa (já que fontes oficiais não falam) assumiram que o FBI vai examinar a relação do ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, com o secretário-geral da Fifa, Jêrome Vlacke em busca de ações ilícitas. Porém não há nada relacionado com a presidente Dilma na notícia.
  4. Nenhum veículo sequer mencionou a história bombástica sobre o acordo de Dilma e a Fifa, fato intrigante já que desde a operação que prendeu os dirigentes da Federação em 27 de maio, a mídia só tem falado disso.
  5. Tudo indica que essa história foi uma versão distorcida da declaração de Jack Warner, ex-presidente da Concacaf, afirmando que a Fifa financiou o Partido Liberal Independente nas eleições de Trinidad e Tobago em 2010.
  6. Observem minimamente o comentário oficial do ‘tenente’ e percebam que um porta-voz do FBI não teria permissão para dar uma declaração com os termos ‘essa copa ridícula’ e ‘somos o melhor país do mundo’. Questão de diplomacia.

Para reforçar a inconstância dessas teorias de internet, vale lembrar: há uma semana desmentimos aqui no site que o Brasil perdeu a Copa para que Dilma perdesse as eleições.

Ah, e se vocês não enxergam a ironia na afirmação de que a seleção dos Estados Unidos com certeza ganharia a Copa, paciência. O fato é que essa história é boato e se seis argumentos não convencem, o que poderia?

PS: esse artigo foi uma sugestão do leitor Germano Barros. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.