Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Aviões pintam o céu de Moscou com as cores do time vencedor (perdedor) após jogos da Copa #boato

Aviões pintam o céu de Moscou com as cores do time vencedor (perdedor) após jogos da Copa #boato

Boato – Monumento em Moscou teria sido palco de homenagem aos times vencedores (perdedores) dos jogos da Copa da Rússia 2018

A Copa do Mundo da Rússia se aproxima do fim e muita gente ainda não sabe o que fará sem Copa do Mundo pelos próximos 4 anos. A parte boa é que o Brasil ainda segue na competição (e a gente tá só o Canarinho Pistola orando pelo hexa).

E é preciso dizer que essa foi a Copa dos últimos tempos: memes, o torcedor “psicopata” do hexa e o show brasileiro dentro e fora do campo. O fato é que a Copa da Rússia vai deixar saudades, principalmente por supostas homenagens, ao fim de cada partida, aos vencedores.

Segundo publicações que estão circulando nas redes sociais, aviões teriam pintado o céu de Moscou com as cores dos times vencedores após os jogos da Copa. “Esse espetáculo aconteceu em Moscou após o término dos jogos , com as cores do time vencedor”, afirma a história.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Há também uma versão que fala a mesma coisa só que com os times perdedores. “Dizem que sempre Este espetáculo, em Moscou, ocorre a cada fim de jogo, com as cores do time perdedor!”, aponta.

Aviões pintam o céu de Moscou com as cores do time vencedor (perdedor) após jogos da Copa?

A gente sabe que muita gente está ansiosa pelo anúncio do campeão da Copa da Rússia 2018, principalmente depois da eliminação de grandes concorrentes do Brasil (vem, hexa!). Mas será mesmo que a Fifa teria encomendado um show com aviões de fumaça para homenagear os times vitoriosos (ou derrotados) de cada partida? Bem, a resposta é não. E se você quiser saber mais detalhes, então continua lindo.

Para começo de história, já achamos a história muito estranha. O motivo? Essa história apresenta duas versões completamente distintas. Na primeira delas, a homenagem seria para os vencedores das partidas. Já na outra, a explicação é que o evento seria uma homenagem aos perdedores dos jogos. E quando a história tem mais versões do que informações, a gente já sabe que algo de errado tem.

Para completar, o texto (em qualquer das versões) não possui nenhuma informação concreta. É totalmente vago e só diz que o caso aconteceu em Moscou. Não há datas, quem organizou o espetáculo, outras fotos, etc. Ou seja, muitas características de boato.

E vamos pensar: se esse espetáculo (incrível, por sinal) realmente tivesse ocorrido, seria um grande evento e com certeza chamaria a atenção de todos os veículos de comunicação, pois seria uma das atrações do dia. Porém, nada ouvimos falar sobre o tal espetáculo.

Além disso, as bandeiras hasteadas nos mastros são da Itália. Dependendo da perspectiva que você olhe o show de fumaça, pode parecer que a bandeira “pintada” no céu seja da Hungria. Porém, nada disso faz sentido, já que nenhuma das duas seleções (Itália e Hungria) se classificaram para a Copa do Mundo 2018.

Foi aí que começamos a investigar melhor essa história. Com a ajuda dos nossos leitores (valeu, pessoal!), descobrimos que o monumento que aparece no vídeo, na verdade,  fica na Itália e não tem nada a ver com a Copa do Mundo. Na realidade, o show de fumaça foi a passagem da Frecce Tricolori em frente ao monumento a Vittorio Emanuele II, em Roma. Ou seja, não existe nenhuma relação com a Copa da Rússia e muito menos aconteceu em Moscou.

A título de curiosidade: quando o México venceu a Alemanha na fase de grupos da Copa do Mundo da Rússia, postagens chegaram a sugerir que o vídeo se tratava do reconhecimento dos alemães à vitória mexicana. Entretanto, assim como na história da homenagem aos vencedores (ou perdedores) é só um boato.

Em resumo: a história que diz que a Fifa teria organizado um espetáculo com aviões e fumaça para homenagear os vencedores (ou perdedores) de cada partida da Copa do Mundo é falsa. As seleções da Itália e Hungria nem estão na Copa e o local onde o espetáculo aconteceu não é Moscou, mas sim em Roma, na Itália. O show de fumaça também não tem nada a ver com a Copa do Mundo, é a passagem da Frecce Tricolori. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.