Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Atentado terrorista vai acontecer em Belo Horizonte nas Olimpíadas #boato

Atentado terrorista vai acontecer em Belo Horizonte nas Olimpíadas #boato

Boato – Áudio de moradora de Minas Gerais avisa que há ameaça de atentado terrorista perto da Pampulha durante as Olimpíadas.

A contagem regressiva está quase chegando ao fim. Em menos de uma semana terá início as Olimpíadas do Rio 2016, mas o cenário não é tão animador como deveria. Obras ainda não estão prontas, as supostamente prontas já são motivo de reclamação das delegações que chegaram e pior: até suspeitos de terrorismo foram presos aqui no Brasil.

Áudio do WhatsApp afirma que haverá um atentado terrorista em jogo no Mineirão durante as Olimpíadas
Áudio do WhatsApp afirma que haverá um atentado terrorista em jogo no Mineirão durante as Olimpíadas

Com o evento esportivo mais importante do mundo a dias para começar e a grande apreensão da população, surge o áudio de uma mulher com sotaque mineiro dando o aviso: há uma ameaça de um atentado terrorista em Belo Horizonte e é mais seguro que as pessoas fiquem em casa durante as Olimpíadas. Confira o áudio transcrito:

Ei mãe, tudo bem? Eu tô ligando pra você, mandando essa mensagem porque hoje a gente teve uma reunião lá no Odilon Behrens pra falar sobre um plano de contingência, atendimento de catástrofe, emergência, por causa das Olimpíadas, né. Então como que a gente vai ser organizar, quem vai ficar de plantão de sobreaviso, se precisar vai ter que ir, explicando essas questões em relação a atendimento médico né, assim, no período das Olimpíadas.

Logo depois dessa apresentação, dessa definição de como que vai ser os atendimentos dentro do Odilon no período das Olimpíadas foi um cara falar pra gente, um cara especialista em terrorismo, sei lá o que que é, sobre os terroristas. Eu nem tava sabeno. Falando que tem 8 terroristas, tem um estudo aí que são mais 16, então tem 24 terroristas do Estado Islâmico que tão querendo aparecer aqui no Brasil, parece que já acharam 8, um tá em Belo Horizonte já, e ele foi explicando essa questão dos terroristas que tão querendo atingir França, Estados Unidos, ai meu Deus, e mais uns dois países que eu não me lembro.

Resumindo, ele deu algumas orientações, principalmente pra algumas pessoas que moram na região da Pampulha, então eu tô repassando pro ceis porque eu moro aqui, vários de vocês também moram aqui. A primeira coisa que ele falou é pra não sair de casa nos dias de jogos no Mineirão. E ele deixou claro que é pra não sair de casa, porque às vezes cê pensa assim “Eu não vou no Mineirão, mas eu vou ali na pracinha, eu vou ali no supermercado” e dizem que eles tão pensando em atacar, pode ser que eles ataquem todos os aglomerados, não necessariamente só o Mineirão. Então até o supermercado ele sugeri não ir no dia, se precisar fazer uma compra faz no dia anterior, mas nos dias de jogos no Mineirão ele não recomenda sair de casa.

Ele falando que assim, pode ser um pouco assustador, né, pode ser um pouco assim, achar que a gente tá exagerando, mas que ele acha que vale a pena uma vez que a gente não sabe o que vai esperar.

A segunda coisa que ele falou também, eu já fiquei tranquila que os meninos não vou ter aula nesse dia né, então eu já fiquei feliz que a prefeitura já determinou que não vai ter aula, mas, é, outra coisa que ele falou também é de um dia, eu não sei qual dia que é, eu não marquei o dia, mas um dia que vai ter o jogo entre Estados Unidos e França, eu não sei se é no dia 6 de agosto, só sei que vai ser os dois, os dois maiores focos dos terroristas. Então assim, esse dia então é o dia que a gente praticamente não pode nem chegar na janela, quem mora aqui. Que eles dizem que eles tão planejando mesmo aproveitar que os dois vão jogar juntos, vão encontrar o maior público americano e francês dentro no Mineirão e nos arredores.

Então assim, eu to repassando pro cês, cês podem até achar que é exagero, falei com o Marcio, o Marcio falou que às vezes é exagero mas eu me senti nessa obrigação de dividir com quem mora aqui nos arredores da Pampulha, né, igual eu, porque eu fiquei com um pouco de medo. Então assim pode ser realmente exagero, pode ser pecar por excesso, mas eu vou ficar mais quieta em casa, não vou nem em Êpa, em Carrefour, nada disso, porque pode o cara lá especialista nesse povo aí, e assim pode tá exagerando, mas eu achei que vale a pena dividir com vocês tá. Um beijo. Boas férias.

Vai acontecer um atentado terrorista em BH nas Olimpíadas?

Com um recado desses, o mais sensato é que todos evitem estar no Mineirão, arredores, Pampulha e que realmente fiquem quietos dentro de casa, certo? Errado. O que esse áudio tem feito é espalhar medo por aí, mas na verdade a história tem os furos clássicos e típicos de boatos.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Primeiramente, a mulher não informa nada com certeza. Não diz o nome do “especialista em terroristas”, não fala sequer de onde ele é (da polícia, da inteligência brasileira, do FBI?). Pelo jeito que ela conta, ela também não sabe.

O áudio também menciona a presença de 24 terroristas do Estado Islâmico no Brasil e que as autoridades já sabem deles. Essa informação não bate com o que vimos nos últimos dias, quando a polícia federal prendeu 12 suspeitos de diferentes estados do país que estariam planejando alguma ação durante as Olimpíadas. A polícia esclareceu que não descobriu qualquer tipo de ligação direta desses suspeitos com o Estado Islâmico, a não ser um batismo online. O grupo, considerado amador não teve qualquer treinamento, contato pessoal ou financiamento do EI.

Além disso, o aviso do suposto atentado terrorista em Belo Horizonte é muito semelhante a outro divulgado no início do mês alertando sobre uma ação no Rio de Janeiro. A estrutura era quase a mesma – uma policial que teria recebido treinamento especial por causa de ameaças terroristas durante as Olimpíadas resolveu avisar todo mundo. Desmentimos a história aqui.

Por fim, mas não menos importante, saibam que o Hospital Odilon Behrens existe, a mulher que gravou o áudio é realmente funcionária lá, mas reconheceu que usou informações da internet para produzi-lo. A Prefeitura de Belo Horizonte desmentiu que houve qualquer treinamento ou aviso sobre atos terroristas, e que o hospital, seguindo procedimentos tradicionais de organização como fazem antes de todo grande evento, preparou os funcionários para casos de emergência com muitas vítimas.

Ah, de fato, no dia 6 de agosto haverá um confronto entre as seleções da França e dos Estados Unidos no Mineirão, na modalidade de futebol feminino. A delegação francesa já chegou a Belo Horizonte, com grande reforço policial, por precaução. E é só.

De qualquer forma, aqueles que receberam esse áudio, fiquem avisados que as informações repassadas não são verdadeiras. Muito ajuda quem não dissemina mais medo durante um evento que nem começou e já caminha com pernas bambas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão do leitor Daniel Henriques. Se você quer sugerir algum tema entre em contato com a gente pelo site ou Facebook.