7 boatos sobre a tragédia com o avião da Chapecoense

Durante o triste acidente com o avião da Chape que balançou o mundo do esporte e a aviação, os boateiros de plantão não descansaram ao criar mentiras sobre o assunto na internet. Fizemos uma lista de sete histórias sobre a tragédia envolvendo a Chapecoense que você precisa saber que são falsas.

Ainda choramos a morte das 71 vítimas do acidente com o avião que levava a Chapecoense até a Colômbia. E mesmo diante do clima triste que ainda paira sobre todos, na internet as pessoas não param de compartilhar histórias sobre a tragédia com a Chape. Separamos sete delas para que vocês saibam que é mentira. Confira:

Atlético Nacional declarou Chapecoense como campeã da Copa Sul-Americana, diz boato
Depois do acidente, vários boatos se espalharam na internet.

1 – O arrependimento de Danilo

Quando todos foram informados do trágico acidente com o avião da Chapecoense, as informações chegaram desencontradas, confusas e desesperadoras. A lista das pessoas a bordo do avião da Lamia que caiu a 7 minutos do aeroporto de Medellín não estava correta, a Cruz Vermelha anunciava os mortos aos poucos e depois voltava atrás na confirmação.

Foi o que ocorreu com o goleiro Danilo, atleta da Chapecoense que sobreviveu a queda do avião, mas não resistiu aos sérios ferimentos causados pelo acidente. Enquanto a confirmação da morte de Danilo não saía, teve gente que começou a divulgar que o goleiro escreveu uma mensagem dizendo “ah se aquela bola tivesse entrado”, em arrependimento por ter defendido a bola do jogo da semi-final da Copa Sul-Americana que levou a Chapecoense a final na Colômbia.

Claro que tudo não passou de um mal entendido enorme. O goleiro não teve condições de escrever mensagem nenhuma, a história repassada era na verdade uma espécie de lição de moral sobre as consequências das escolhas que fazemos. Alguém pegou o nome do jogador emprestado para dar uma lição nos outros. Não foi ele que escreveu, mas tinha gente achando que sim. Um grande erro. Leia mais sobre o texto aqui.

2 – PSG e a doação milionária

Logo que a notícia do acidente se espalhou, o mundo esportivo em geral manifestou seu pesar e prestou homenagens aqueles que tinham morrido na tragédia. No Brasil, os clubes mudaram seus escudos em redes sociais e decretam dias de luto oficial. A CBF adiou a final da Copa do Brasil e última rodada do Brasileirão.

Lá fora, a comoção também foi grande, com manifestações de apoio de diversos times e jogadores. Segundo a história que se espalhou rápido na internet ainda no dia do acidente, nenhum foi mais solidário que o Paris Saint-Germain, que prometeu doar 40 milhões de euros para ajudar o clube catarinense a se recuperar.

A suposta prova de caridade do PSG apareceu em sites de língua inglesa e no Brasil foi espalhada como se tivesse sido uma notícia da Rádio Gaúcha. Acontece que nada era real. A própria equipe francesa em nota declarou que não havia anunciado essa doação e a rádio brasileira afirmou que nunca informou algo do tipo. Todos os que compartilharam essa, estavam errados. De novo. Leia mais sobre o boato aqui.

3 – Cuidado, nas cenas da queda tem vírus!

Tão rápido quanto as informações que chegavam da Colômbia sobre o acidente, pipocavam na internet seguidamente uma história diferente da outra sobre a queda do avião e seus desdobramentos.

Uma delas era um aviso em caixa alta de que as pessoas estavam compartilhando cenas do momento da queda do avião no WhatsApp e quem abrisse teria o aparelho comprometido em 24hs porque aí estava um vírus.

Como é típico de correntes do tipo, tudo era mentira. Não havia imagens sendo compartilhadas como armadilha para que as pessoas pegassem vírus em seus aparelhos. Foi só mais um “alerta” falso. Leia mais sobre o boato aqui.

4 – Cristiano Ronaldo doou 3 milhões

Como já mencionamos, a comoção no mundo do futebol foi grande. Clubes de todos os lugares prestaram condolências pelo acidente e se manifestaram nas redes sociais em apoio aos familiares das vítimas do acidente com o avião da Chapecoense.

Um dos que postou palavras de carinho foi o jogador Cristiano Ronaldo. Um dos principais nomes do futebol mundial atual, o craque teria ido mais além. Segundo uma postagem no Facebook que se espalhou rapidamente, o atleta disse que doaria 3 milhões de euros para as famílias dos jogadores e o clube.

Diferente do caso do PSG em que a própria equipe desmentiu a história, nada foi dito pela assessoria do atleta, mas essa foi a chave para desmentir o caso – nada foi dito em lugar nenhum. Enquanto a mídia só falava da tragédia, se o caso da doação de Cristiano Ronaldo fosse verdadeiro algum canal de importância teria endossado o tema, mas ninguém fez isso. Por que era mentira. Leia mais sobre o boato aqui.

5 – A Torre Eiffel verde

Cada um reagiu à tragédia com o avião da Chapecoense de forma diferente. Enquanto atletas manifestaram-se nas redes sociais e clubes suspenderam treinos, vários monumentos foram iluminados em cor verde para homenagear o time catarinense.

O Cristo Redentor e o Palácio do Planalto, por exemplo, mudaram suas cores para prestigiar a equipe de Chapecó. E aí se espalhou na internet uma foto em que a Torre Eiffel, principal monumento francês também aparecia verde e branca para prestar uma homenagem à Chapecoense.

A atitude seria comovente, não fosse uma montagem de photoshop. A foto que se espalhou rápido na verdade era uma imagem de julho de 2016, tirada durante a Euro copa quando de fato o monumento ficou verde e branco para homenagear o País de Gales que tinha ganho um importante jogo. Ou seja, mais uma mentira que enganou vários distraídos por aí. Leia mais sobre o boato aqui.

6 – A doação milionária vem do Messi

Se todas as histórias que surgiram na internet em decorrência da queda do avião da Chapecoense rendessem ao clube catarinense algum dinheiro, o time com certeza já teria o suficiente para se reerguer. Se os boatos sobre as doações milionárias também fossem verdadeiros, o clube estaria mais que respaldado por um bom tempo.

Depois das histórias com o PSG e o Cristiano Ronaldo, as pessoas começaram a espalhar que Lionel Messi, estrela do Barcelona e da seleção da Argentina, doaria 10 milhões de euros às famílias dos jogadores e ao time de Chapecó.

Assim como ocorrido com o Cristiano Ronaldo, a suposta doação milionária de Messi surgiu do nada na internet. Igualmente, nenhum veículo de confiança fez qualquer menção a essa doação. Outra vez, as pessoas caíram em uma informação falsa plantada na web. Leia mais sobre o boato aqui.

7 – (Não) Veja as imagens dos corpos

De todas as histórias que apareceram na internet após a queda do avião da Chapecoense, definitivamente a mais absurda foi o compartilhamento das fotos dos corpos das vítimas do acidente. Pelo WhatsApp, pessoas começaram a repassar o que seriam as imagens (muito fortes) das pessoas que faleceram no acidente.

As terríveis imagens repassadas na realidade eram dos corpos de vítimas de outro acidente. O triste conteúdo compartilhado era de pessoas que morreram no voo 1907 da Gol no ano de 2006.

Estupida e irresponsavelmente, pessoas compartilharam em redes sociais imagens de gente falecida, e pior, imagens referentes ao acidente errado. Não estivéssemos todos pesarosos com o que aconteceu às 71 pessoas que se foram nesse acidente, a tragédia, de fato, é existir no mundo gente que consome e repassa fotos de cadáveres. O que é crime, aliás. Leia mais sobre o boato aqui.

Nota: A equipe do Boatos.org esteve particularmente dedicada a desmentir as histórias falsas sobre o triste acontecimento da terça-feira (29/11). Muito pelo carinho especial que temos pelo esporte e por sermos jornalistas, mas também por nos solidarizarmos com todos que perderam algum familiar nesse acidente. Aqui, encerramos esta espécie de cobertura especial, reiteramos nosso pesar e esperamos que o tempo ajude a apaziguar o sofrimento de todos. Que descansem em paz os que se foram e, em tempo: #ForçaChape. Esperamos que não precisemos mais desmentir boatos sobre um assunto tão doloroso.

9 comentários em “7 boatos sobre a tragédia com o avião da Chapecoense

  • 07/12/2016 em 03:37
    Permalink

    Tem um ditado que diz quando a gente mata a cobra mostra o pau nao e verdade? Entao pq nao mostrar as fontes de onde os boatos estao partindo? Pq o brasileiro so acredita? VENDO!!!

    Resposta
  • 06/12/2016 em 02:49
    Permalink

    Que coisa ridicula sera que estas pessoas nao tem mais o q faser pocha pessoas de verdade morrerao familiares de verdade estao sofrendo eu pergunto voceis que fiserao estes comentarios sem nocao ja sofrerao a morte de uma pessoa muito querida e amada por voce?

    Resposta
  • 05/12/2016 em 19:04
    Permalink

    Quero parabenizar a equipe de Boatos.org. pelo excelente trabalho realizado até então. Com seriedade serena, combatido com êxito o lixo da internet. Sugiro até que receba o Título de reconhecimento como Utilidade Pública!
    Parabéns!

    Resposta
  • 05/12/2016 em 16:50
    Permalink

    Estão de parabéns pela cobertura, excelente. Acho muito feio e de tamanha falta de coração, pessoas dedicarem tempo em fabricar falsas noticias,principalmente se tratando de algo tão triste.

    Resposta
  • 05/12/2016 em 16:12
    Permalink

    Oi,tudo bem,recentemente venho recebendo noticias nas minhas redes social falando que o shoppingEst ação(belo Horizonte) ia cair já recebi inúmeras imagens e áudios de pessoas que “falaram com deus e ele disse que ia cair”
    Isso guiou minha mente,porque ele foi construído em cima de um córrego e gostaria de saber se a noticia é falsa ou real

    Resposta
  • 04/12/2016 em 11:15
    Permalink

    E sobre o alegado vídeo da Esquadrilha da Fumaça? Sites dão conta de ser uma homenagem colombiana e outros abertura do GP de Du Bhai.
    Qual seria a verdade?

    Resposta
    • 05/12/2016 em 19:59
      Permalink

      Recebi o video da esquadrilha pelo menos 10 dias antes do acidente. Parece-me claramente de um autódromo de F1. Fico “louco” com as mentiras e irresponsabilidades que se postam na internet; principalmente no Face. Denuncio diariamente mentiras com imagens e vídeos.

      Resposta
    • 06/12/2016 em 00:24
      Permalink

      Foi em Abu Dhabi. É só olhar imagens no Google do autódromo de Abu Dhabi que você vai reconhecer o local.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)