Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Sérgio Reis doa todo salário para o Hospital do Câncer #boato

Sérgio Reis doa todo salário para o Hospital do Câncer #boato

Boato – Sérgio Reis, cantor e deputado pelo PRB, doa todo o seu salário de parlamentar para o Hospital do Câncer de Barretos.

Quase todos os boatos que envolvem política são uma tentativa de denegrir a imagem de alguém. Porém, há raros casos em que histórias exaltando feitos de políticos que acabam surgindo do nada e se espalhando pela internet. É o caso da história de hoje.

Sérgio Reis doa todo o seu salário para hospital, diz boato
Sérgio Reis doa todo o seu salário para hospital, diz boato

Circula na internet, por meio de mensagens no Facebook e WhatsApp, a informação de que o deputado (que é mais conhecido por ser cantor) Sérgio Reis (PRB/SP) doa todo o seu salário para o Hospital do Câncer de Barretos. Leia a mensagem:

DESSA EU NÃO SABIA, O DEPUTADO E CANTOR SÉRGIO REIS DOA TODO SEU SALÁRIO PARA O H.C DE BARRETOS

Seu salário como deputado é destinado diretamente para o Hospital do Câncer de Barretos. O cartão de recebimento de salário fica com o hospital. O Cantor sertanejo e Deputado Federal Sergio Reis, desde que eleito, deixou seu cartão de recebimento de salário ( aproximadamente 30 mil reais) como parlamentar a disposição do hospital do câncer de Barretos.

Confesso que ao saber da informação fiquei comovido e mesmo não vendo divulgação de seus trabalhos como parlamentar este gesto já diz muito sobre seu caráter como ser humano.

Quem informou foi “banana” que trabalha na prefeitura municipal de Birigui (SAEB) e fez tratamento naquele hospital.

Parabéns Sergio Reis eleito pelo PRB-SP com 45.330 votos em 2014. É uma coisa que vale a pena saber e quem tiver meios até conferir. Na primeira oportunidade assim o farei. Essa informação merece ser ‪#‎Compartilhada‬

Sérgio Reis doa seu salário para hospital?

É óbvio que em tempos de pessoas discutindo o salário de parlamentares, uma doação integral de salário seria uma ótima ação. Porém, a história não procede. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Quem teve o nobre ato de desmentir a informação aqui no Boatos.org foi a equipe do próprio deputado. Apesar de ser uma história que o beneficia (afinal, atos assim podem conquistar votos), a assessoria desmentiu “com 90% de certeza” a informação. Falamos com ela ao telefone.

Tenho 90% de possibilidade de dizer que a informação é falsa. Pelo o que a nossa equipe sabe, ele não doa 100% do salário para o Hospital de Barretos. Só se for uma decisão de foro muito íntimo dele. E como a nossa equipe é pequena, saberíamos.

O que podemos dizer é que ele dedica muito do seu mandato para a saúde. Tanto que ele destina 100% das emendas parlamentares (verbas do orçamento que têm aplicação decidida pelos parlamentares) para a saúde.

De fato, Sérgio Reis apontou no início de sua gestão que iria dedicar 100% das emendas para projetos em saúde. Esta foi considerada a primeira ação do governo. Só no ano passado, cada deputado teve direito a cerca de R$ 15 milhões em emendas. Ou seja, na prática, a quantidade é muito maior do que se ele doasse o salário.

Para além da confirmação da assessoria, temos outros indícios que a história é falsa. O primeiro é que o texto do boato tem algumas características de farsas online: cita fontes confusas (como checar quem é o banana da Prefeitura de Birigui) e pede compartilhamento. Para além disso, nenhum veículo de mídia deu a informação. Você acha que a história já não teria vazado se fosse verdade?

Resumindo: a informação que aponta que Sérgio Reis doa todo salário é falsa. Não passa de um boato criado na internet e desmentido pelo próprio deputado. Isso não significa que ele não tem empreendido esforços pela saúde do país.

Marcações: