Rodrigo Santoro posou com cartaz pedindo Fora Bolsonaro #boato

Boato – Ator Rodrigo Santoro posou para uma foto com um cartaz pedindo “Fora Bolsonaro” nas mãos porque é contra racismo, homofobia, machismo etc.

Em meio ao início das campanhas eleitorais, as provocações entre candidatos já começaram. Mais do que isso, a provocação entre eleitores de candidatos já começou. Em meio a tentativas de “desconstruir” (sinônimo chique para difamar) o candidato do outro, uma das armas mais utilizadas é a notícia falsa. Hoje vamos falar de uma contra o pré-candidato Jair Bolsonaro.

Circula na internet uma foto que seria do ator Rodrigo Santoro segurando um cartaz com a foto de Bolsonaro e com os dizeres “Fora Bolsonaro”. Junto à foto, a mensagem mostra o que seria um manifesto assinado por ele. Leia a mensagem que circula online e veja a imagem:

Somos Contra o Racismo! Somos Contra a Homofobia! Somos Contra o Machismo! Somos Contra a Corrupção! Somos Contra a Apologia ao Estupro! Somos Contra o Racismo do Gênero Feminino! Somos Contra a Volta da Ditadura! Somos contra o Nepotismo! Somos Contra ao Super Salários de Deputados! Somos Contra a Tortura! SOMOS A FAVOR DA DEMOCRACIA! #ForaBolsoLixo #ForaDitadura… Rodrigo Santoro.

Rodrigo Santoro posou para foto com Fora Bolsonaro, diz boato
Rodrigo Santoro posou para foto com Fora Bolsonaro, diz boato

Rodrigo Santoro posou com cartaz pedindo Fora Bolsonaro?

O tal protesto de Rodrigo Santoro viralizou no Facebook. Nos dois registros que tivemos, contabilizamos mais de 30 mil compartilhamentos em apenas um dia. Mas será mesmo que a foto é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Primeiramente, pedir o Fora Bolsonaro não é uma ação muito lógica (é equivalente ao “Fora Lula” que pediam nos protestos contra Dilma). Fora do quê? Do cargo de deputado? Do Brasil? Do planeta Terra? Vale dizer também que proibir Bolsonaro de se candidatar (a não ser que a lei não permita) também não é lá muito democrático. Não seria do feitio do ator, que já se recusou a responder sobre política em público, fazer esse tipo de campanha. E, de fato, ele não fez.

A foto nada mais é do que uma montagem com uma imagem que Santoro fez para uma campanha da ONU em prol da erradicação do alcance das metas globais para o desenvolvimento sustentável no ano de 2015. A placa que Santoro segurou tinha os dizeres “1 No poverty [Sem pobreza extrema]”. Veja abaixo a imagem.

Essa é a foto real de Rodrigo Santoro
Essa é a foto real de Rodrigo Santoro

Resumindo: a história que aponta que Rodrigo Santoro entrou na campanha política contra Bolsonaro e pediu o “Fora” é falsa. A foto é apenas uma montagem. Quanto as acusações contra Bolsonaro que estão no post, isso é tema para outro desmentido (ou não).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

2 comentários em “Rodrigo Santoro posou com cartaz pedindo Fora Bolsonaro #boato

  • 11/12/2017 em 12:15
    Permalink

    Boato ou não, FORA BOLSONARO!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)