Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Pabllo Vittar é homenageada pelo MEC no Dia Internacional da Mulher #boato

Pabllo Vittar é homenageada pelo MEC no Dia Internacional da Mulher #boato

Boato – No dia 8 de março, o Ministério da Educação (MEC) resolveu fazer uma homenagem à cantora Pabllo Vittar por causa do Dia Internacional da Mulher. Foto mostra ela com ministro.

O Dia Internacional da Mulher já passou, mas a data continua rendendo muito na internet. Hoje vamos falar de dois boatos relacionados ao 8 de março. A primeira das nossas pautas envolve um nome que está virando figurinha carimbada nas fake news: Pabllo Vittar.

Postagens no Facebook dão conta de que a cantora recebeu uma homenagem no Ministério da Educação (MEC) por “ser um dos maiores nomes femininos da MPB”. No dia internacional da mulher, Pablo Vittar é homenageado pelo Ministério da Educação”, diz o título do conteúdo que está viralizando. Leia parte do texto:

No dia internacional da mulher, o Ministério da Educação prestou uma singela homenagem à cantora Pabllo Vittar, que indubitavelmente é um dos maiores nomes femininos da MPB atualmente. Descontraída, ela cantou algumas de suas canções após agradecer o regalo recebido pelo Poder Público.

Pabllo Vittar foi homenageada pelo Ministério da Educação no Dia Internacional da Mulher?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Uma das postagens que vimos, publicada em uma página que defende a intervenção militar no Brasil, teve mais de 2 mil compartilhamentos em um dia e comentários do tipo “E depois as pessoas acham ruim quando nosso país e motivo de piada no exterior…” e “Que bonito…enquanto isso, as professoras, mulheres que mereciam um pouco de atenção, estão lá apanhando de alunos mal criados”. Só tem um detalhe: a notícia é falsa.

Para o alívio de quem acreditou na história e protestou, temos uma coisa para dizer. Apesar de a notícia estar sendo “vendida” como verdadeira por algumas páginas no Facebook, a história surgiu em um site de humor que só publica notícias falsas: O site do Joselito Müller. Obviamente, não costumamos desmentir histórias vindas de lá. O fazemos apenas quando ela é distorcida e compartilhada como se fosse verdadeira por outras páginas.

O leitor mais atento (pena que são poucos) vai notar que na descrição do autor do conteúdo há a seguinte mensagem: “Joselito Müller é um personagem fictício que retrata as notícias do cotidiano. Numa classificação, seria um super-herói defensor dos… Defensor de nada, Joselito Muller é um personagem fictício que faz paródia de figuras públicas em situações cômicas. Nada é neste site é verdade, mas poderia ser”.

Para além do “detalhe” de que a notícia surgiu em um site de humor, há outros elementos que derrubam a tese: 1) o atual ministro da Educação, Mendonça Filho, é do DEM e de uma ala que engloba os políticos mais conservadores. Seria difícil, ele “se expor” e chamar Pabllo Vittar. 2) A foto é uma montagem de uma inauguração do prédio da IFF em janeiro e de Pabllo Vittar cantando no programa Altas Horas, da TV Globo.

Resumindo: a história que aponta que Pabllo Vittar foi homenageada pelo Dia Internacional da Mulher é falsa. Ela surgiu em um site de notícias e está sendo compartilhada como se fosse verdadeira.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.