Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Notícia falsa: Banksy foi preso em Londres e teve sua identidade revelada

Notícia falsa: Banksy foi preso em Londres e teve sua identidade revelada

Artista Banksy teria sido preso, diz boato
Artista Banksy teria sido preso, diz boato

Boato – Artista inglês conhecido como Banksy foi preso em Londres e teve identidade revelada.

Banksy é atualmente um dos maiores artistas de rua do mundo. Pouco se sabe sobre ele, apenas que nasceu em Bristol, na Inglaterra, em 1974 ou 75. A verdadeira identidade de Banksy é um mistério. O artista possui uma obra extremamente contestadora a todas as formas de autoridade e poder.

A técnica utilizada pelo britânico é o estêncil, uma técnica muito utilizada em intervenções urbanas. Além do trabalho como grafiteiro, também atuou como diretor de cinema no filme “Exit Through The Gift Shop”, que chegou a concorrer ao Oscar de melhor documentário em 2011.

Nessa segunda-feira, surgiu uma notícia na internet que afirma que Banksy foi preso durante uma operação antigrafite da polícia de Londres. Segundo a notícia do National Report, o verdadeiro nome do misterioso artista é Paul Horner e ele teria 35 anos. No Brasil, a notícia chegou por meio de sites como da Jovem Pan de Cuiabá.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

O assunto foi tão comentado que o nome de Banksy chegou a entrar nos Trending Topics, tópicos mais comentados, do Twitter perto de 13 horas na segunda-feira. Confira o texto da Jovem Pan e nossa análise para descobrir a verdade sobre a prisão do artista.

Parece que um dos grafiteiros mais famosos e misteriosos do mundo, Banksy, pode finalmente ter tido a identidade revelada. O artista teria sido preso na manhã desta segunda-feira (20), pela polícia metropolitana de Londres. Depois de horas de questionamentos e revista em um estúdio na cidade, seu nome verdadeiro foi relevado: Paul Horner, um britânico de 35 anos.

Segundo o site National Report, Paul e outros grafiteiros foram presos quando praticavam vandalismo, e apenas Banksy andava sem a identidade. O estúdio de onde eles haviam saído foi investigado e milhares de dólares foram encontrados, assim como a identidade e passaporte do artista. Ele ainda está preso, sem direito à fiança.

E não foi dessa vez que a polícia de Londres resolveu o mistério de quem é Banksy. Ao reparar melhor no site do National Report, percebe-se que todas as notícias do site são falsas. A Revista Galileu nos ajudou a desvendar o mistério, ao mostrar que o mesmo hoax já rodou em fevereiro desse ano.

O IBTimes destaca que a notícia afirma que as informações foram divulgadas pela BBC e, ao buscar no site da BBC, não há informações sobre o assunto. Por fim, tentamos buscar pela tal imagem e descobrimos que elas são de uma prisão realizada em um protesto na Inglaterra que aconteceu no carnaval de 2011. Ou seja, não restam dúvidas de que o artista britânico não foi preso e a notícia é falsa.