Márvio Lúcio, o Carioca do Pânico, gravou áudio falso de Lula #boato

Boato – Áudio falso de Lula falando com Palocci foi gravado pelo humorista Márvio Lúcio, o Carioca do programa Pânico.

Na última semana, um grande boato enganou muitas pessoas na internet. O áudio apontava para o “grampo” de Lula falando com Rui Falcão após o depoimento de Antônio Palocci ao juiz Sérgio Moro. A história foi desmentida pelo Boatos.org e outros sites de fact-checking. Com o boato já desmentido, apareceu o “boato do boato”.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Um dia depois do áudio ter sido veiculado (e desmentido) começou a circular a informação de que o áudio teria sido gravado pelo humorista Márvio Lúcio, conhecido como Carioca, do Programa Pânico na Band. Leia texto que circula online (na imagem, reproduzida do Facebook):

 

Print do post sobre o boato de Márvio Lúcio ser autor de áudio falso sobre Lula
Print do post sobre o boato de Márvio Lúcio ser autor de áudio falso sobre Lula

Márvio Lúcio, o Carioca do Pânico, gravou áudio falso de Lula?

A história viralizou, rendeu muitos compartilhamentos e xingamentos ao humorista. Mas será mesmo que foi Márvio Lúcio, o Carioca, que gravou e publicou o áudio sobre Lula, Rui Falcão e Palocci? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Procurando na internet, conseguimos ter acesso a algumas imitações que Carioca fez do ex-presidente. Foi com base nestas imitações e no posicionamento do humorista que surgiu “a tese da imitação”.

Porém, é possível ver que a forma que as imitações foram publicadas nas outras oportunidades é o primeiro indício que ele não é o autor. Em 2009, a imitação de Lula saiu em um quadro do Programa Pânico na TV. Em 2015, o vídeo foi publicado nas redes sociais do humorista. Em 2016, o “cover” de Lula também foi publicado nos canais oficiais dele.

Desta vez, surgiu apenas o áudio no WhatsApp e mais nada. Nenhuma página do humorista publicou. Agora fica a pergunta: o que ele ganharia em fazer uma imitação e não ganhar os créditos? Para além disso, a história começou a surgir em sites que, normalmente, publicam notícias falsas. Nenhum site sério de notícias apontou que Márvio Lúcio era o autor do áudio.

Outro ponto que denuncia o boato está no próprio conteúdo. Como humorista, Carioca costuma usar de ironia nas imitações. O áudio que circulou no WhatsApp não tinha (nem para quem é contra Lula) caráter cômico (estava mais para denúncia).

Para derrubar a tese totalmente, há um detalhe muito importante. Ao baixar o áudio no computador, descobrimos (por meio da descrição do arquivo) que ele foi “criado” no aplicativo Baviux Voice Changer. É possível ver na imagem abaixo. Só para confirmar, baixamos e programa e usamos o “efeito” grave na voz. Pronto, tínhamos a voz de Lula (mal feita como no áudio do boato).

Áudio foi criado com software e não por Carioca
Áudio foi criado com software e não por Carioca

Só para terminar, o próprio humorista foi tirar uma onda em redes sociais. Depois da polêmica ele publicou mais um vídeo imitando Lula e falando “tô te mandando um WhatsApp, mas não é do preso. É do solto”.

Resumindo: a história que aponta que o humorista Carioca foi quem criou o áudio de Lula após depoimento de Palocci foi criada por sites de notícias falsas, feito em um software de mudança de voz e foi desmentida (ao seu modo) pelo próprio humorista. Caso encerrado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 983098253.  

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

5 comentários em “Márvio Lúcio, o Carioca do Pânico, gravou áudio falso de Lula #boato

  • 12/09/2017 em 18:08
    Permalink

    Só que levando em consideração que o Carioca (Marvio Lucio) já falou tanto mal do Lula em rede nacional, no programa Pânico no rádio (Jovem Pan), todo mundo sabe que ele odeia o Lula, ano passado durante investigações para o impeachement da presidenta Dilma, ele xingou muito! e continua xingando…sendo assim não duvido que ele tenha feito isso sim, e claro que não ia colocar nas suas redes e nem admitir isso dá cana!!

    Resposta
    • 17/09/2017 em 01:24
      Permalink

      Maior ladrão do Brasil? Acho que a senhora é uma alienada política ou assiste somente à globo. Por acaso não acompanha a onda de corrupção que está acontecendo no país? Não sabe o que foi o Banestado?

      Resposta
  • 12/09/2017 em 01:25
    Permalink

    Por que Márvio Lúcio, o Carioca (Pânico/Band), não se manifesta sobre o áudio, já que circula na internet que ele é o autor?

    Resposta
  • 11/09/2017 em 23:20
    Permalink

    A abordagem está errada ele não desmentiu e usufruiu do evento.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)