Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Marieta Severo fez texto sobre Lula chamado “Os Erros de Luís” #boato

Marieta Severo fez texto sobre Lula chamado “Os Erros de Luís” #boato

Boato – A atriz Marieta Severo publicou um texto chamado “Os Erros de Luís” após a condenação do ex-presidente Lula no TRF-4.

Dois dias após a decisão dos desembargadores do TRF-4, em Porto Alegre, de aumentar a pena do ex-presidente Lula para 12 anos e um mês de prisão, o assunto está mais do que vivo na internet. Após um primeiro momento em que as notícias sobre o acontecimento foram destaque, agora é hora das opiniões se espalharem na web. E é aí que começam os boatos.

Um texto gigantesco viralizou em redes sociais e foi atribuído à atriz Marieta Severo (historicamente, apoiadora de Lula). O texto, que foi batizado com o título “Os Erros de Luís”, cita uma lista de críticas a ações de Luís Inácio Lula da Silva.

Dentre os erros citados estão o esquecimento das raízes, erros nos casos de corrupção (como Mensalão e Petrolão), erros na escolha de Dilma, ao elogiar Chávez, Maduro e outros, ao “abandonar” companheiros etc. No final, o texto ainda aponta que seria “hora de ele pagar pelos erros”. Leia trechos (cortamos uma parte porque é gigantesco):

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

OS ERROS DE LUÍS! (Marieta Severo) Você errou, Luís… Errou na mão, errou na dose, errou no tempo, errou na história… Contra todo e qualquer argumento, Luís, voce teve a oportunidade histórica de fazer diferente… Mas escolheu fazer igual, escolheu piorar o que sempre criticou… Esqueceu suas raízes, suas origens humildes e se aliou aos poderosos de plantão… Esqueceu os seus amigos antigos e olhando apenas pra o próprio umbigo, Luís, abraçou a traição…

É Luís… De tanto que errou, você tanto fez, que agora é a bola da vez… Na marola do mar de lama em que se transformou o seu tempo no poder, não tinha mais como se esconder… E embora o fanatismo de uns, o ego de outros e o interesse de tantos ainda tentem lhe absolver, mais do que uma pena, você é digno de pena, Luís… Todos que lhe conhecem sabem muito bem que seu maior crime foi um assassinato!

Foi você, Luís, e só você que matou o Lula… E ao matar o Lula voce aniquilou a mais bonita militância política que um partido já teve neste país… Uma militância legítima, espontânea, verdadeira… Não a que você conseguiu transformar em gente paga, com pão e mortadela… Você errou Luís… E já passou da hora de pagar as contas por seus erros… Quem sabe, em sua arogância insana, você até se sinta feliz… Afinal você vai em cana! E cana é tudo o que você sempre quis!”

Marieta Severo fez texto sobre Lula chamado “Os Erros de Luís”?

O texto viralizou na internet, como é de se imaginar. Mas será mesmo que Marieta Severo “desistiu” de Lula e escreveu o texto indignada com o ex-presidente e seus erros? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Obviamente, não vamos entrar no mérito do conteúdo do texto. Opinião é opinião. Assim como tem gente que acha que Lula é culpado, tem gente que acha que ele é inocente. E a verdade é que Marieta Severo continua apoiando o ex-presidente.

Não foram poucas vezes que textões do “feice” ou do “zaps” foram atribuídos a pessoas conhecidas só para viralizar um pouco mais. Teve caso com Sérgio Reis, Miriam Leitão, Sérgio Moro e outros. Desta vez, não foi diferente.

Fizemos uma busca inversa para saber a origem do texto. E não achamos a autoria atribuída a Marieta Severo em nenhuma fonte confiável. Como grande parte dos “textões”, ele surgiu de forma apócrifa para depois ter uma autoria atribuída a um famoso (em um site, uma pessoa diz que foi o sobrinho dela que escreveu).

Já que não achamos a autoria de Marieta Severo no texto, fomos procurar por alguma manifestação dela sobre Lula. A última ação dela que encontramos relacionada ao assunto foi a assinatura em uma petição pedindo para que ele concorra à Presidência da República. Ou seja, parece que ela continua confiando nele.

Resumindo: o texto que circula online e fala dos “Erros de Luís” não é da atriz Marieta Severo. Esteja livre para concordar ou discordar com a tese, mas tenha em mente que a autoria que está circulando online é falsa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.