Luis Fernando Veríssimo faz texto criticando BBB #boato

Boato – Veríssimo escreveu texto criticando o Big Brother e afirmando que o programa é um desrespeito à cultura e aos valores brasileiros.

Faz apenas 13 dias que o Big Brother Brasil 16 começou. Depois de 15 edições anteriores o programa definitivamente está desgastado. As críticas pela web não param e, para quem gosta, o programa chegou com tudo – cheio de polêmicas.

Foto de BBBs seminus ilustra suposta crítica de Veríssimo no Facebook
Foto de BBBs seminus ilustra suposta crítica de Veríssimo no Facebook

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

E no meio delas está a crítica ferrenha escrita por Luís Fernando Veríssimo. Colunista de grandes jornais, roteirista, cartunista e até músico, Veríssimo é conhecido por escrever sobre o que quer, como quer. Segundo uma postagem que já tem mais de 550 mil compartilhamentos na internet, o alvo da vez do escritor foi o BBB. Confira os trechos:

DECADÊNCIA DA CULTURA BRASILEIRA. VALE MUITO A PENA LER… Por Luis Fernando Veríssimo

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A nova edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo.

[…]

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis? Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores […]’

A suposta crítica de Veríssimo é enorme, menciona o desrespeito aos brasileiros, a decadência da cultura, a banalização do sexo e a ofensa aos valores da família. Vem acompanhada de uma foto de dois participantes do BBB seminus, já para respaldar o que se critica. Uma opinião muito decidida de Veríssimo, certo?

Não. Não por que Luís Fernando Veríssimo não escreveu esse texto. Aliás, essa crítica que estão circulando nem é de agora, mas de fevereiro de 2015, embora muita gente continue compartilhando como se fosse algo recente. A foto, inclusive, é dos participantes Rafael e Talita, da edição do ano passado.

Tanto não é de sua autoria, que Veríssimo admitiu no Altas Horas nunca ter escrito um texto sobre o Big Brother. E mais, afirmou que é muito comum repassarem na web histórias creditadas a ele que jamais escreveu.

Na ausência dos esclarecimentos de Veríssimo, também não seria difícil perceber que o texto é balela. Basta reparar os erros de concordância, as falhas ortográficas e as repetições sem nexo das palavras. Como um escritor de renome publica algo com tantas falhas? A lógica já mata a charada nesse caso.

Portanto, antes de entrar para a fila dos ‘somostodosveríssimo’ cuidado para não compartilhar o texto de sabe-se lá Deus quem e espalhar #boato.

2 comentários em “Luis Fernando Veríssimo faz texto criticando BBB #boato

  • 28/02/2016 em 05:19
    Permalink

    Não importa que o texto seja anônimo. Concordo plenamente com o que foi escrito alí.

    Resposta
  • 05/02/2016 em 16:47
    Permalink

    Ao ler as primeiras linha nota-se que não é texto do Verissimo, foge completamente ao seu estilo, só acreditaria, quem nunca leu nenhum texto de LFV.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)