Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Luis Fernando Veríssimo faz texto criticando BBB #boato

Luis Fernando Veríssimo faz texto criticando BBB #boato

Boato – Veríssimo escreveu texto criticando o Big Brother e afirmando que o programa é um desrespeito à cultura e aos valores brasileiros.

Faz apenas 13 dias que o Big Brother Brasil 16 começou. Depois de 15 edições anteriores o programa definitivamente está desgastado. As críticas pela web não param e, para quem gosta, o programa chegou com tudo – cheio de polêmicas.

Foto de BBBs seminus ilustra suposta crítica de Veríssimo no Facebook
Foto de BBBs seminus ilustra suposta crítica de Veríssimo no Facebook

E no meio delas está a crítica ferrenha escrita por Luís Fernando Veríssimo. Colunista de grandes jornais, roteirista, cartunista e até músico, Veríssimo é conhecido por escrever sobre o que quer, como quer. Segundo uma postagem que já tem mais de 550 mil compartilhamentos na internet, o alvo da vez do escritor foi o BBB. Confira os trechos:

DECADÊNCIA DA CULTURA BRASILEIRA. VALE MUITO A PENA LER… Por Luis Fernando Veríssimo

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A nova edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo.

[…]

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis? Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores […]’

A suposta crítica de Veríssimo é enorme, menciona o desrespeito aos brasileiros, a decadência da cultura, a banalização do sexo e a ofensa aos valores da família. Vem acompanhada de uma foto de dois participantes do BBB seminus, já para respaldar o que se critica. Uma opinião muito decidida de Veríssimo, certo?

Não. Não por que Luís Fernando Veríssimo não escreveu esse texto. Aliás, essa crítica que estão circulando nem é de agora, mas de fevereiro de 2015, embora muita gente continue compartilhando como se fosse algo recente. A foto, inclusive, é dos participantes Rafael e Talita, da edição do ano passado.

Tanto não é de sua autoria, que Veríssimo admitiu no Altas Horas nunca ter escrito um texto sobre o Big Brother. E mais, afirmou que é muito comum repassarem na web histórias creditadas a ele que jamais escreveu.

Na ausência dos esclarecimentos de Veríssimo, também não seria difícil perceber que o texto é balela. Basta reparar os erros de concordância, as falhas ortográficas e as repetições sem nexo das palavras. Como um escritor de renome publica algo com tantas falhas? A lógica já mata a charada nesse caso.

Portanto, antes de entrar para a fila dos ‘somostodosveríssimo’ cuidado para não compartilhar o texto de sabe-se lá Deus quem e espalhar #boato.