Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Globo está toda atrapalhada com declarações de Faustão no Domingão #boato

Globo está toda atrapalhada com declarações de Faustão no Domingão #boato

Boato – A Globo não sabe mais o que fazer após Faustão dar declarações sobre a realidade do Brasil no Domingão. Compartilhem o áudio.

Desde 1989, é a mesma coisa. As tardes e noites de domingo estão “loteadas” pelo Domingão do Faustão. Entre críticas de muitos e muita audiência, o programa se mantém firme e forte na grade da Globo. Porém, um texto que circula na internet aponta que Fausto Silva está deixando a diretoria do canal “atrapalhada” com suas declarações.

Acompanhada de um áudio do apresentador criticando a violência urbana, a forma que a reforma da Previdência estava sendo conduzida e até a música de fim de ano do canal, a mensagem aponta que a Globo “não sabe mais o que fazer com o apresentador”. Leia a mensagem que circula online.

A REDE GLOBO TÁ TODA ATRAPALHADA COM AS DECLARAÇÕES DO FAUSTÃO, QUE RETRATAM A REALIDADE DO BRASIL. Olha o que o Faustão fez. Passou por cima das ordens da Rede Globo e botou a boca no trombone. Chutou o pau da barraca, e agora cabe a você perpetuar as declarações dele. Não se pode ficar de braços cruzados, e esperar que as coisas melhorem! Divulguem ao máximo!!!

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Globo está toda atrapalhada com declarações de Faustão no Domingão?

Já faz alguns meses que a história circula na internet. Mas será mesmo que uma declaração de Faustão deixou a “Globo atrapalhada”? A resposta é não. Calma aí que vamos explicar tudinho para vocês.

Para começar, vamos fazer uma breve análise da mensagem que circula online. Ela tem todas as principais características de boatos online. Ela é vaga (não diz quando a Globo ou mesmo quem da Globo ficou atrapalhado), alarmista, com erros de ortografia, pedido de compartilhamento e não cita nenhuma fonte confiável. Isso já seria motivo para desconfiarmos.

Com base na mensagem, fomos procurar por qualquer notícia que apontasse que Faustão teve alguma represália por causa das declarações. Como era de se imaginar, nada encontramos. Falamos “como era de se imaginar” porque Fausto Silva, de fato, tem certa posição privilegiada no canal.

A forma “livre” que ele se expressa é garantida por um “fator importante”: o prestígio dele com os anunciantes. Mesmo não sendo mais um fenômeno de audiência (aliás, quem é na TV de hoje?), o Domingão tem boa audiência e atrai muitos anunciantes. De acordo com essa matéria do Terra, o próprio apresentador é quem negocia muito desses contratos. E sabe como é: onde tem grana, tem liberdade.

Inclusive, a própria forma do apresentador se expressar livremente é um dos trunfos do programa. Se formos pensar, todas as principais emissoras têm um (ou mais) apresentador que “fala o que pensa”. A Band tem José Luiz Datena, a Record tinha Marcelo Rezende, o SBT tem Silvio Santos e Ratinho. Quem faz o “papel” na Globo é Faustão.

A prova de que as declarações não “deram em nada” é que elas foram feitas em março deste ano (mais exatamente em 11 de março de 2018). Estamos em julho e tudo continua normal no programa dele.

Por fim, vamos analisar o conteúdo da declaração. Se formos pensar, não há nada de tão bombástico que possa prejudicar a Globo nela. A crítica não é à qualidade da vinheta de fim de ano. É apenas na constatação de que entra ano e sai ano e nada muda (ao contrário do que diz a música, “que é um novo tempo que começou”).

Resumindo: a história que aponta que a Globo está atrapalhada e que Faustão está ameaçado por causa das declarações dele por causa da festa de fim de ano da emissora e mais um monte de coisas é falsa. Se quiser compartilhar o áudio, esteja livre. Só não vale compartilhar o boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.